Jornal diariOnline Região Sul

Alcoutim: Extensão de saúde de Vaqueiros vai reabrir

A Câmara Municipal de Alcoutim e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve assinaram na terça-feira um protocolo de colaboração que visa reabrir e revitalizar a extensão de saúde de Vaqueiros.

O documento, assinado pelo autarca Osvaldo Gonçalves e pelo presidente da ARS, Paulo Morgado, regulamenta os termos da colaboração institucional a estabelecer entre as partes em matéria de investimentos a realizar pelo município de Alcoutim no edifício da antiga escola primária, que acolherá a extensão de saúde após conclusão de obras de reconversão.

Todas as despesas da obra a executar no edifício, no sentido de o adequar à prestação de cuidados de saúde, serão da inteira responsabilidade do município, o que implicará um investimento que rondará os 50 mil euros.

Após a conclusão definitiva da obra, a ARS/Algarve compromete-se a reabrir a unidade de saúde com cobertura assistencial adequada às necessidades da população local. A unidade irá funcionar preferencialmente dois períodos por semana, em horários e dias a definir.

“A assinatura deste protocolo viabiliza o compromisso que assumi de diligenciar no sentido de reabrir a extensão de Vaqueiros, salvaguardando assim os interesses da população da freguesia no domínio da saúde”, sublinhou, em comunicado, o autarca socialista.

Recorde-se, a unidade de saúde tinha sido encerrada em 2013, implicando que os utentes, maioritariamente idosos, passassem a deslocar-se à unidade mais próxima, que chegou a distar mais de 40 quilómetros.

“Não cruzámos os braços e ao fim de mais de três anos de luta nos gabinetes iremos ter novamente médico em Vaqueiros”, declara Osvaldo Gonçalves.

Comentários

comentários