Terra de Maio levou milhares de pessoas ao Azinhal

A 10.ª edição da Terra de Maio, realizada entre 26 a 28 de maio, no Azinhal, no concelho de Castro Marim, registou “um enorme sucesso”, acolhendo a visita de milhares de pessoas, atraídas pela identidade local.

O dia de sábado, com o espetáculo do prestigiado humorista Herman José, foi o de maior afluência, mas as outras atividades, de arte, gastronomia ou música, também preencheram o recinto da feira ao longo dos três dias, realçou a autarquia castromarinense, organizadora da iniciativa.

Pub

Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia voltou a promover a edição do «Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia», um queijo fresco com aproximadamente 40 kg e 80 cm de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5 kg de flor de sal de Castro Marim.

Na 2.ª edição da iniciativa, foram servidas três variedades do queijo fresco: o genuíno queijo fresco, o queijo fresco com ervas aromáticas e uma novidade, queijo fresco com chocolate.

O Concurso da Cabra de Raça Algarvia animou mais uma vez o certame. A competição, que escolhe os melhores exemplares da cabra de raça algarvia, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana.

Artesanato ao vivo, música popular e tradicional, workshops, exposição de cabras de raça algarvia, ateliês de pão e queijo, passeios de burro, demonstrações de cozinha ao vivo, tasquinhas com variada gastronomia local e da região Baixo Guadiana, falcoaria, animação infantil, entre muitos outros atrativos, fizeram mais esta Terra de Maio, que se tem sedimentado a cada edição.

Pub

Nesta edição, destaque para algumas atividades e espetáculos, nomeadamente a exposição «Artefactos do Mundo Rural», uma cortesia de Clara Assunção, reunindo um conjunto de instrumentos de trabalho da terra e do mundo rural, numa evocação de memórias, de pessoas, de afetos e das condições vividas nas últimas décadas em Portugal.

O desfile «Bioco Tradition», por Lurdes Silva, e os «showcookings» do mini «chef» Pedro Jorge, ex-concorrente do programa «Masterchef Júnior», e de Louis Anjos, atualmente «chef» executivo dos quatro restaurantes do Macdonald Monchique Resort & Spa, também mereceram grande atenção.

A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração de várias entidades.

Pub
Mais em Sociedade
Beja
Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja arranca na sexta-feira

A banda desenhada volta a tomar conta da cidade de Beja, entre 27 de maio e 12 de junho, com um festival internacional que promete

Transição
São Brás: Sessão online aborda transição digital nas escolas

A transição digital nas escolas vai ser tema, amanhã, quinta-feira, 26, de uma sessão online, via Zoom, promovida por entidades de São Brás

Olhão
Olhão: MOJU promove melhorias em bloco habitacional

A MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão reuniu esforços para promover pequenas melhorias no interior do bloco habitacional onde,

Portugal vai estudar implementação da semana laboral de quatro dias

Impacto da semana laboral de quatro dias, graças à aprovação de uma proposta parlamentar da esquerda durante o debate do OE 2022…