Terra de Maio levou milhares de pessoas ao Azinhal
A 10.ª edição da Terra de Maio, realizada entre 26 a 28 de maio, no Azinhal, no concelho de Castro Marim, registou “um enorme sucesso”, acolhendo a visita de milhares de pessoas, atraídas pela identidade local.
O dia de sábado, com o espetáculo do prestigiado humorista Herman José, foi o de maior afluência, mas as outras atividades, de arte, gastronomia ou música, também preencheram o recinto da feira ao longo dos três dias, realçou a autarquia castromarinense, organizadora da iniciativa.
Abraçando o desafio proposto pela Câmara Municipal de Castro Marim, a Associação Nacional dos Criadores de Caprinos de Raça Algarvia voltou a promover a edição do «Maior Queijo de Cabra de Raça Algarvia», um queijo fresco com aproximadamente 40 kg e 80 cm de diâmetro, para o qual foram necessários cerca de 170 litros de leite e 1,5 kg de flor de sal de Castro Marim.
Na 2.ª edição da iniciativa, foram servidas três variedades do queijo fresco: o genuíno queijo fresco, o queijo fresco com ervas aromáticas e uma novidade, queijo fresco com chocolate.
O Concurso da Cabra de Raça Algarvia animou mais uma vez o certame. A competição, que escolhe os melhores exemplares da cabra de raça algarvia, contou com a participação de 11 produtores do território do Baixo Guadiana.
Artesanato ao vivo, música popular e tradicional, workshops, exposição de cabras de raça algarvia, ateliês de pão e queijo, passeios de burro, demonstrações de cozinha ao vivo, tasquinhas com variada gastronomia local e da região Baixo Guadiana, falcoaria, animação infantil, entre muitos outros atrativos, fizeram mais esta Terra de Maio, que se tem sedimentado a cada edição.
Nesta edição, destaque para algumas atividades e espetáculos, nomeadamente a exposição «Artefactos do Mundo Rural», uma cortesia de Clara Assunção, reunindo um conjunto de instrumentos de trabalho da terra e do mundo rural, numa evocação de memórias, de pessoas, de afetos e das condições vividas nas últimas décadas em Portugal.
O desfile «Bioco Tradition», por Lurdes Silva, e os «showcookings» do mini «chef» Pedro Jorge, ex-concorrente do programa «Masterchef Júnior», e de Louis Anjos, atualmente «chef» executivo dos quatro restaurantes do Macdonald Monchique Resort & Spa, também mereceram grande atenção.
A Terra de Maio foi uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Azinhal, com a colaboração de várias entidades.