Lagoa aposta em sinalização luminosa pioneira

A Câmara de Lagoa instalou uma nova sinalização luminosa, pioneira em Portugal, que permite o atravessamento das passadeiras colocadas nas ruas do Concelho, com maior segurança para os peões.

O projeto “Pilaretes Inteligentes”, de tecnologia totalmente nacional, foi previamente ensaiado no Reino Unido com bastante sucesso. A fase experimental chega agora a Portugal na Estrada do Farol, em Carvoeiro.

Pub

A sinalização é composta por 4 pilaretes solares inteligentes, dois de cada lado da passadeira, produzidos em material resistente e anti-graffiti. Os pilaretes são alimentados por energia solar com a capacidade de utilização durante oito dias sem necessitarem de carregamento.

Os pilaretes estão permanentemente sinalizados com uma luz branca. Através de sensores internos, avisam os automobilistas de que está um peão no início da passadeira, acionando uma luz de cor intermitente e voltando à luz branca após a passagem do mesmo. Pela intensidade e pelo piscar da luz, os automobilistas são rapidamente, e de forma simples, alertados para a presença do peão.

Esta experiência, sem custo inicial para o Município, estará em avaliação durante um período curto de tempo, sendo posteriormente avaliado o interesse para a colocação noutras passagens de peões do Concelho.

Pub
Mais em Sociedade
Em 2021 houve mais 7% de acidentes na estrada que no ano anterior

O Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) hoje aprovado na reunião do Conselho Superior de Segurança Interna (CSSI), revela que a

Loulé: Detido em flagrante por furto em estabelecimento

O Comando Territorial de Faro, através do Posto Territorial de Loulé, ontem, dia 24 de maio,…

Novo passe turístico para conhecer o Algarve sem limites

Viajar dentro do principal destino de férias nacional é agora ainda mais fácil: o passe…

Beja: Apoio Psicossocial da ULSBA promove projeto de voluntariado

A Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), em parceria com o Grupo de Apoio de Beja