As cerimónias de inauguração da obra de requalificação do largo de São Sebastião e da segunda fase do Parque da Vila marcaram as comemorações do 103.º aniversário do município de São Brás de Alportel, realizadas ontem, dia 1 de junho.
A secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, e o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, presidiram às duas iniciativas e também à assinatura do protocolo de geminação com o município francês de Roche La Moliére.
As comemorações arrancaram com a cerimónia protocolar de hastear da bandeira, que teve lugar em pleno renovado largo de São Sebastião, com a participação do Agrupamento de Escuteiros e do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel 1330, com acompanhamento musical pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.
Seguiu-se o descerramento da placa de inauguração deste renovado espaço, que tem como figura central o ilustre poeta são-brasense Bernardo de Passos.
A intervenção privilegiou o uso dos recursos do território, utilizando as pedras extraídas no concelho - calcário e brecha do barrocal e xisto - e trazendo a natureza ao centro urbano, não esquecendo a cortiça, que ganhou relevo no local, e as espécies autóctones como o sobreiro, “numa alusão à centralidade de São Brás de Alportel”.
Onde antes existia apenas um espaço de confluência de tráfego, “existe agora um espaço de vivência”, em que residentes e turistas podem desfrutar de um espaço mais “livre” do automóvel.
“Foi chegado o momento de chegar ao coração da vila e dar-lhe vida nova, numa obra de futuro, crucial para a atratividade e notoriedade de São Brás de Alportel que terá um importante contributo no desenvolvimento económico e na dinamização turística do concelho”, frisou a autarquia são-brasense, em comunicado.
Esta foi a primeira obra concluída no Algarve no âmbito do Plano de Ação e Regeneração Urbana (PARU), um investimento no valor de 315.450,94 euros, financiado a 65% pelo Programa Operacional Regional CRESC Algarve.
A inauguração da segunda fase do Parque da Vila, a poente do largo de São Sebastião, encerrou a manhã, uma obra que dá continuidade à estratégia de renovação urbana da vila, que oferece mais 25 lugares de estacionamento.
Para o presidente da Câmara de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, as obras ontem inauguradas “são uma vitória de todos os são-brasenses”, sustentando que a “capacidade de captação de fundos comunitários e a execução, mantendo ao mesmo tempo o equilíbrio orçamental assente numa gestão rigorosa e exigente, é o que distingue São Brás de Alportel dos outros municípios”.
A sessão solene comemorativa englobou ainda a assinatura do protocolo de geminação entre São Brás de Alportel e o município francês de Roche La Moliére, “uma ponte de cooperação, união e partilha, nas mais diversas áreas, entre povos irmãos, que visa o enriquecimento das comunidades envolvidas”, sublinhou a câmara são-brasense.
Durante a tarde, ocorreu a habitual homenagem ao fundador do concelho, João Rosa Beatriz, numa romagem ao mausoléu no cemitério municipal, onde houve ocasião para prestar merecido tributo à família Passos, cujo contributo é incontornável na história do concelho.
Neste dia 1 de junho, data em que se assinala também o Dia Mundial da Criança, o Jardim Carrera Viegas acolheu mais uma edição da Festa da Criança, com inúmeras atividades e momentos de animação, que contou com a participação dos grupos Panda e os carolas e Tic-Tac.
À noite, a festa juntou muitos milhares de pessoas na praça da República, ao som da conceituada e tão premiada banda portuguesa The Gift, num concerto ao qual se seguiu o cantar de parabéns ao município e o corte do bolo do aniversário e um espetáculo de pirotecnia.