Deputados do PS recomendam ao Governo que retome o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Os parlamentares socialistas - Eurídice Pereira, Pedro do Carmo, Renato Sampaio, Jamila Madeira, Luís Graça e Sofia Araújo - defendem que se deve proceder à avaliação pública da monitorização do atual plano.
Nas últimas décadas, o turismo de natureza tem-se assumido como uma das principais atividades geradoras de riqueza nos concelhos do Parque Natural. O Caminho Histórico da Rota Vicentina foi, em 2016, distinguido com a Certificação Europeia “Leading Quality Trails – Best of Europe”, da responsabilidade da European Ramblers Association.
A rentabilização e a valorização do território português, composto por características, recursos únicos e de elevado potencial, impõem uma utilização racional de modo a alcançarmos um desenvolvimento económico equilibrado e ambientalmente sustentável.
Os deputados socialistas sustentam que se deve assegurar a consistência e articulação dos diferentes instrumentos de planeamento e gestão das áreas classificadas, incluindo os programas especiais de ordenamento do território que estabelecem regimes de salvaguarda de recursos e valores naturais.
Deseja-se a promoção de condições que concorram para a fixação das populações residentes em áreas protegidas, estimulando práticas de desenvolvimento sustentável.
No projeto de resolução, apelam ainda que este processo ocorra em estreita articulação com as autarquias, as associações ambientalistas, as universidades, as associações de agricultores, pescadores e mariscadores do território que o Parque Natural incorpora.