Loulé: Urbanismo e Adaptação às Alterações Climáticas

 

Vai ser apresentado, no próximo dia 19 de junho, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, o livro “Urbanismo e Adaptação às Alterações Climáticas – As Frentes de Água”, de João Pedro Costa.

A adaptação às alterações climáticas é uma agenda emergente, com a particularidade de configurar uma dinâmica bottom-up. À medida que a comunidade científica vai avançando com cenários de transformação do clima para o médio e longo prazo, as ciências do território são confrontadas com a necessidade de avaliar as suas consequências e de as incorporar no processo de planeamento. Mais do que novas realidades estáveis, este encontro de áreas do saber, interdisciplinares, vem concretizar o planear e projetar em contexto de incerteza que caracteriza a terceira modernidade. Sendo alarmantes os impactos estimados, o livro centra-se nas frentes de água, ainda assim um campo suficiente para identificar os desafios que se colocam às cidades e ao território.

Pub

Este trabalho vem introduzir uma nova problemática disciplinar, suportada por uma leitura de casos internacionais e complementada por uma primeira aproximação à realidade em Lisboa. São também propostos oito desafios para o encontro entre a adaptação às alterações climáticas e o urbanismo, desenvolvidos com um enfoque particular no desenho da cidade. Esta obra demostra que o encontro do urbanismo com a adaptação às alterações climáticas está no terreno. Que se faz acompanhar de várias questões. É ainda tempo de olhar para o lado?

João Pedro Costa é arquiteto (Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, 1993), mestre em Cultura Arquitetónica Contemporânea (FA/UTL, 1998), doutor em Urbanismo (Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, 2007) e agregado em Urbanismo (FA/Universidade Lisboa, 2012).

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi