De acordo com os dados recolhidos e agora revelados pela CI - Confidencial Imobiliário, o preço das casas em Portugal (Continental) apresentou um crescimento de 1,8% no 1º trimestre de 2017 face ao trimestre anterior, tendo a valorização trimestral dos preços acelerado neste 1º trimestre, já que no 4º trimestre de 2016, este indicador tinha apresentado evolução mais contida de 1,0%, isto é, de menos 0,8 pontos percentuais do que no 1º trimestre.
Consequentemente, a taxa de variação homóloga também voltou a acelerar, com os preços a subirem no 1º trimestre 6,2% face ao mesmo período do ano passado. Recorde-se que no final do ano, o ritmo de crescimento homólogo dos preços abrandou, ficando-se em 5,6% depois de, em setembro, ter atingido a marca mais elevada dos últimos 15 anos (nomeadamente uma valorização homóloga de 7,5%).
Em termos acumulados, a recuperação dos preços das casas em Portugal desde o mínimo do mercado – atingido em junho de 2013 - está agora nos 14,3%, apurou ainda a Confidencial Imobiliário. Não obstante, os preços das casas mantêm-se ainda cerca de 3,8% abaixo dos níveis observados em agosto de 2010, o ponto mais elevado do mercado desde início da atual série do Índice.
Mais sobre a Confidencial Imobiliário
A Ci - Confidencial Imobiliário é uma empresa independente, orientada para a satisfação das necessidades de informação dos profissionais do mercado imobiliário, no contexto da tomada de decisão quanto a investimentos e estratégias de venda. É especializada na produção e difusão de indicadores de análise do mercado, detendo índices e bases de dados exclusivas sobre a oferta e vendas de fogos, com detalhe à freguesia. Do seu acervo destaca-se o Índice de Preços Ci que é a mais antiga série sobre imobiliário em Portugal, com mais de 25 anos. Este índice mede a valorização dos imóveis residenciais. A credibilidade e independência dos dados da Ci fazem com que sejam referenciados por entidades como o Banco Central Europeu, o Banco de Portugal e o Governo Português, para além de todo o sistema financeiro português. Mais informações em www.confidencialimobiliario.com.