Jornal diariOnline Região Sul

Monchique: PS projeta Novos Desafios para o Concelho

No âmbito da sua candidatura a presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves promoveu na passada sexta-feira uma conferência-debate subordinada ao tema “ Novos Desafios para o Desenvolvimento Económico".

A iniciativa contou com a presença de Vasco Lourenço, capitão de Abril, que considerou “nos 43 anos de democracia, onde o poder local teve um papel crucial, há ainda muito espaço para o terceiro D de desenvolvimento, onde as autarquias não podem descurar a sua competência e vocação”.

O economista Pedro Pimpão, que caracterizou o território monchiquense, no ponto de vista económico, apontou linhas de orientação para contrariar o despovoamento e a desertificação, assim como para o desenvolvimento de Monchique num quadro regional, assente na complementaridade, afirmou que não se pode prescindir da singularidade e que, nesse sentido “o Algarve é para chamar à atenção e Monchique é para conhecer”.

O monchiquense Marco Águas, que tem assumido uma função de gestor de sucesso no estrangeiro na internacionalização e comercialização de produtos alimentares, considerou que “é preciso afirmar a marca “Monchique” e enfatizar a qualidades dos produtos tradicionais”.

Por seu turno, o também monchiquense e gestor de sucesso, Humberto Sério – que será o número dois da candidatura de Paulo Alves – referiu que era necessária “atenção principal nas pessoas que vivem em Monchique, nas pessoas que nos visitam e nas pessoas que estejam disponíveis para investir em Monchique”. Considerou que a “recuperação do património, reabilitação e criação de mais e melhores espaços, dinamização do centro urbano, aposta nos recursos do concelho, floresta, água e pedra, aposta nas tradições, nos produtos locais e em novos produtos, parque biológico”, são novos desafios para o desenvolvimento económico.

Hélder de Oliveira que fez o enquadramento teórico e apontou aspetos muito práticos de focos de desenvolvimento e de crescimento económicos, enfatizando potencialidades locais como fatores para os mesmos, rematou estar convicto de que “Paulo Alves, Humberto Sério e a equipa que se encontram a formar, pela experiência, pela capacidade de luta e pela competência, será uma aposta ganhadora e de qualidade para Monchique”.

Comentários

comentários