A Igreja das Ondas, em Tavira, vai acolher, no dia 8 de julho, o lançamento do livro sobre a sua história, intitulado «A Igreja de São Pedro Gonçalves Telmo de Tavira - Templo dos Mareantes e Pescadores», da autoria de Fernanda Cinturão Pacheco Pires.
Trata-se de uma iniciativa inserida no 25.º aniversário da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), que incluirá também um momento musical com o Quarteto Sul’Arte.
Esta obra, que contou com a orientação de Francisco Lameira, docente da Universidade do Algarve, consiste num “documento de valor histórico e patrimonial com diversas manifestações artísticas que marcam a história da arte nos períodos do Renascimento, Barroco e Rococó”.
O livro inclui, ainda, inéditos relativos ao Compromisso da Irmandade do Corpo Santo de Tavira, assim como vários estatutos do Compromisso Marítimo de Tavira datados dos séculos XVI e XIX.
A Igreja de Nossa Senhora das Ondas, em Tavira, foi construída na primeira metade do século XVI, pela Confraria de São Pedro Gonçalves Telmo.
Trata-se de “um testemunho vivo da atividade marítima em Tavira, e do grupo social que lhe esteve subjacente - a confraria de pescadores e mareantes, cujo patrono era S. Pedro Gonçalves Telmo”, de acordo com a Direção-Geral do Património Cultural.
O lucro desta edição reverterá a favor da ASMAL.