Jornal diariOnline Região Sul

ALGFUTURO comemorou 2.º aniversário

José Vitorino

A associação União pelo Futuro do Algarve - ALGFUTURO celebrou no passado sábado o seu 2.º aniversário, num “grande ambiente de unidade, forte representatividade oficial e da sociedade civil e afirmação regional”.

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Correia de Campos, esteve presente, tendo sido homenageado pela ALGFUTURO, que, por outro lado, assinou um protocolo de colaboração com a Associação Académica da Universidade do Algarve.

O presidente da associação, o antigo deputado e autarca, José Vitorino, destacou que a elevada afluência turística ao Algarve gerou a ideia de que a região “não tem grandes problemas” e até é “privilegiada” em relação a outras regiões.

“Infelizmente para o Algarve, essa ideia é errada e desmentida pelos dados oficiais”, contrapôs o dirigente, acrescentando que, no conjunto das cinco regiões NUT II, é a que regista mais baixo índice de desenvolvimento global.

José Vitorino defende que “uma grande parceria regional” deve “convencer o poder central e a União Europeia que as terapias e poucas verbas dos fundos comunitários têm prejudicado e injustiçado a região, justificando outras políticas”.

No início da sua intervenção, o presidente da ALGFUTURO homenageou o ex-deputado do PSD Cristóvão Norte e o empresário e ex-emigrante Franklin Rosa, dirigente e sócio- fundador da ALGFUTURO, presentes na gala do ano passado e entretanto falecidos.

O protocolo entre a ALGFUTURO e a Associação Académica da Universidade do Algarve, assinado entre os seus presidentes, José Vitorino e Rodrigo Teixeira, vai contribuir para “a valorização dos alunos e integração na vida das empresas e da sociedade”, nomeadamente através de reflexão conjunta sobre temas relevantes para a região, parcerias em iniciativas das partes e ligação ao mercado do trabalho para efeitos de emprego e estágios.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Francisco Serra, e o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, também discursaram, numa gala animada pelo grupo Vá-de-Viró e pelo Clube de Danças João de Deus.

Comentários

comentários