Seminário de Faro

Editora algarvia reedita Pentateuco

A editora Sul, Sol e Sal apresenta amanhã, sexta-feira, 30, às 11.30 horas, na biblioteca do Seminário de Faro, uma edição fac-símile comemorativa dos 530 anos da impressão do Pentateuco.

O Pentateuco é o mais antigo livro impresso em Portugal, nas oficinas de Samuel Gacon, em Faro, no ano de 1487, e a Sul, Sol e Sal entendeu evocar esse acontecimento histórico, com uma reprodução fac-similada do exemplar depositado na British Library.

Pub

“O caráter simbólico desta data constitui um património que não se circunscreve aos muros de uma cidade. A impressão do Pentateuco é um acontecimento que engrandece a região e é símbolo do peso da cultura algarvia à época”, refere a editora algarvia, sediada em Olhão.

A publicação resulta da coincidência de vontades e do esforço conjunto da editora e do Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve.

A apresentação está marcada para o Seminário Diocesano de Faro, “em consideração à entidade de pertença do incunábulo, da qual foi retirado durante a incursão do II Conde de Essex”, explica a editora.

A presente edição é acompanhada por um estudo introdutório, de Manuel Cadafaz de Matos, da Academia Portuguesa da História, que contextualiza a edição de Faro do Pentateuco na história da imprensa incunabular hebraica portuguesa.

Pub

No sentido de “atribuir um horizonte de leitura mais amplo”, o estudo introdutório foi traduzido para inglês por Ana Isabel Soares, do CIAC, da Universidade do Algarve.

Associa-se ao evento a Fundação Portuguesa das Comunicações e o Agrupamento de Escolas Afonso III.

No contexto da celebração dos 530 anos da impressão do Pentateuco publica-se, também, um texto escrito pelos alunos das escolas EB Alto de Rodes e EB do Carmo, «Uma grande aventura… No rasto do tesouro perdido».

Trata-se de uma ficção histórica que tem como pano de fundo a incursão da armada que saqueou e incendiou Faro, levando, entre outras coisas, parte da biblioteca do Bispo do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas, e da qual fazia parte o Pentateuco.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Gimnásio Clube de Faro recebe hoje concerto de tributo a Elis Regina

O Gimnásio Clube de Faro acolhe hoje, sexta-feira, 27, às 21:30 horas, um concerto de tributo à cantora brasileira Elis Regina,

Lino Gonçalves expõe “Sem Trejeitos nem Palavras” em Albufeira

De 3 a 27 de junho, a Galeria de Arte Pintor Samora Barros exibe a…

Escola de Odeceixe ganha obra de arte

As primeiras formas de registo e comunicação humana que chegaram até nós, foram as pinturas…

Companhia Barolosolo com “Circo Aquático” em Odemira

Nos próximos dias 4 e 5 de junho a vila de Odemira recebe o espetáculo…