Entre julho e setembro, o programa «Verão em Tavira» promete teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, património, folclore, desporto e feiras para animar o concelho, com destaque para os concertos de Salvador Sobral, Gisela João, Maria Gadú e Aurea.
O arranque será dado pelo Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua - «Cenas na Rua», para todos os públicos e idades, que aposta, nesta 13.ª edição, na diversidade das formas de expressão artística teatral com a apresentação de espetáculos e intervenções em espaço público.
Durante toda a primeira quinzena de julho, haverá atuações de grupos e artistas nacionais e internacionais, muitos deles premiados, como o Teatro Extremo, Teatro Regional Serra de Montemuro, Teatro Art’Imagem, Teatro de Marionetas da Mandrágora, os espanhóis Tresperté Circo, Circ Bover, Marie de Jongh, Cia. Maduxia e o italiano Ugo Sanchez Jr.
O «Jazz no Palácio» decorre, entre 20 e 22 de julho, nos espaços do Palácio da Galeria, com concertos de Mário Laginha Trio, Salvador Sobral, revelação musical do ano, e da compositora e intérprete brasileira Gabi Buarque.
Também no parque do Palácio da Galeria, atuam reconhecidas vozes femininas, casos de Maria Gadú (2 de agosto), Aurea (8 de agosto) e Gisela João (24 de agosto).
A praça da República e o jardim do Coreto terão uma programação intensa, com nomes do panorama musical lusófono, como Aline Frazão (1 de setembro) e Bonga (4 de agosto), as presenças de Rogério Charraz (19 de agosto) e Tiago Bettencourt (25 de agosto), para além da banda filarmónica da cidade, folclore, fado, jazz, ópera, danças de salão, entre muitos outras propostas.
A Mostra-Ar livre Cinema17 decorre, a partir de 13 de julho e até 13 de agosto, organizada pelo Cineclube de Tavira, nos Claustros do Carmo, com uma programação cuidadosa.
A rua do Cais recebe, de julho a setembro, as Feiras do Livro (19 de julho a 03 de agosto), dos Ofícios (05 a 15 de agosto), das Antiguidades e Velharias (18 a 28 de agosto), e dos Stocks (31 de agosto e 03 de setembro).
No museu municipal de Tavira estão patentes, no Palácio da Galeria, durante estes meses, as exposições «Surrealismo em Portugal», com obras da Fundação Cupertino de Miranda, e «Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar».
No Núcleo Islâmico do MMT, continua a exposição de longa duração «Tavira Islâmica» e abrirá «Dançando o Mouro – danças festivas de mouros e cristãos no Mediterrâneo Ocidental».
Por fim, de 7 a 10 de setembro, acontece a V Feira da Dieta Mediterrânica, inserida no Plano de Salvaguarda da UNESCO deste Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A programação detalhada encontra-se disponível no sítio www.cm-tavira.pt.