O pódio com Maria Martins, Daniela Campos, Celina Carpinteiro e Raquel Marques

Celina Carpinteiro sagra-se campeã nacional de elite

Celina Carpinteiro, a competir pela 5Quinas / Município de Albufeira, sagrou-se hoje campeã nacional de fundo na categoria de elite, impondo-se na prova de 106,8 quilómetros, realizada em Castelo de Vide, a qual acabou por revelar-se uma corrida de eliminação, com o pelotão a perder elementos de volta para volta, mas com a formação 5 Quinas / Município de Albufeira a revelar-se a forte e a conseguir ocupar o pódio na totalidade, com Celina Carpinteiro a vencer, com 3h30m21s, seguida de perto por Irina Coelho, com o mesmo tempo, e por Madalena Almeida, a 3 segundos.

Saliente-se que este foi o quarto título nacional de fundo na categoria de elite conquistado por Celina Carpinteiro, que já triunfara em 2011, 2013 e 2014.

Pub
Celina Carpinteiro ao centro

“Cada título é especial. O meu objetivo não somar títulos, cada um tem uma história. O de hoje é especial porque significa a recuperação de uma camisola, naquele que é, provavelmente, o ano em que me sinto melhor, algo que só se consegue com muito trabalho. O facto de o nível ter vindo a aumentar no ciclismo feminino motiva-nos mais para trabalhar”, afirmou Celina Carpinteiro no final da prova, destacando ainda a conquista da equipa, que conseguiu todos os lugares no pódio de elite. “Era um objetivo que tínhamos. Embora soubéssemos que era ambicioso, ficou provado que era alcançável”, disse.

Maria Martins (Bairrada) continua imparável na categoria de juniores. Depois do triunfo concludente no contrarrelógio, venceu hoje a prova de fundo, 80,1 quilómetros, com 2h37m40s. Foi seguida por Marta Branco (Maiatos/Reabnorte), a 14 segundos, e por Diana Fortes (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), a 2m00s.

Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira) confirmou o favoritismo nos 53,4 quilómetros da corrida de cadetes. Venceu isolada, com 1h42m37s, deixando a segunda classificada, Rafaela Ramalho (Maiatos/Reabnorte), a 1m04s. A terceira, a 1m34s, foi Joana Pereira (5Quinas/Município de Albufeira).

A corrida master começou a definir-se na primeira das duas voltas ao circuito de 26,7 quilómetros. Raquel Marques (ASC/Focus Team/Vila do Conde), Elisete Sousa (5Quinas/Município) e Ângela Gonçalves (BTT Seia) isolaram-se do pelotão e discutiram a corrida entre elas. Na aproximação à chegada, Raquel Marques isolou-se e juntou o título de fundo ao de contrarrelógio, ao fim de 1h40m08s. Elisete Sousa foi a segunda, a 8 segundos, e Ângela Gonçalves a terceira, a 23 segundos.

O programa do Campeonato Nacional de Estrada encerra na tarde hoje com a prova de fundo para juniores. Os corredores de 17 e 18 anos vão completar cinco voltas ao circuito de Castelo de Vide, totalizando 133,5 quilómetros.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas