França conquista Europeu de equipas de golfe adaptado no Algarve

A França venceu, no sábado, o 1.º Campeonato da Europa por equipas de golfe adaptado, que a Associação Europeia de Golfe (EGA) organizou em colaboração com a Federação Portuguesa de Golfe (FPG) no percurso Sul da Quinta do Lago, no Algarve.

Enquanto isso, a Dinamarca dominou a Taça das Nações, uma competição que decorreu em paralelo, ao liderar a prova do início ao fim.

Pub

A França tinha comandado o Europeu no final do primeiro dia, mas depois perdeu a liderança para Inglaterra, mas no sábado, dia dedicado aos singles (resultados individuais), a superioridade dos seus jogadores voltou ao de cima.

O país que entra para a história como o primeiro campeão europeu de golfe adaptado totalizou 551 pancadas, 47 acima do «par», depois de jornadas de 164 (em pares foursomes), 160 (em pares greensomes) e 227 (singles).

A medalha de prata foi para Espanha, com o mesmo resultado de França, de 551 (+47), mas com pior exibição nos «singles» (165+155+231). Já Inglaterra teve de contentar-se com o bronze, com 558 (165+152+241, +54).

O Europeu por Equipas atraiu 32 jogadores com handicap máximo de 18,4 em representação de nove países e joga-se em stroke play gross.

Pub

A grande figura foi o francês Charles Henri Quélin, pois foi sempre ele a garantir o melhor resultado de cada dia para França, que só ganhou à Espanha pelo sistema de desempate: o gaulês conseguiu no sábado a única volta do torneio que não foi jogada acima do «par» do campo algarvio.

Na outra competição que decorreu em simultâneo no Algarve, a Taça das Nações, a Dinamarca esteve na frente desde o primeiro dia e em todas as jornadas foi dilatando a sua superioridade, totalizando 232 pontos (64+69+99), seguida uma vez mais da Espanha e da Holanda.

O Campeonato da Europa de Golfe Adaptado teve como diretor de torneio o português João Coutinho, também diretor-técnico nacional da FPG e marcou um nível organizativo elevado que a EGA quererá agora replicar em futuras edições da prova.

Os países representados foram França, Dinamarca, Espanha, Holanda, República Checa, Inglaterra, Finlândia, Israel, Itália, Suécia e Alemanha.

Pub
Mais em Desporto
Etson Barros
Etson Barros foi quinto classificado nos Iberoamericanos de atletismo

O atleta algarvio Etson Barros foi ontem quinto classificado na final direta da prova de 3.000 metros obstáculos dos Campeonatos

Ricardo Teodósio vence destacado no CPR 

Quarta ronda do Campeonato de Portugal de Rallyes (CPR), o Vodafone Rally de Portugal consagrou o campeão nacional em título, Ricardo

Elfyn Evans lidera Vodafone Rally de Portugal em dia de hecatombe dos Sébastien

Vencedor da prova em 2021, o britânico Elfyn Evans apresentou, esta sexta-feira, a candidatura a um segundo triunfo consecutivo no Vodafone Rally de

F1: polémica em torno do caso apelidado de ‘Red Bull verde’

O fim de semana começou com polémica envolvendo o novo design da lateral dos carros…