Portimão: Subcomissão Permanente para avaliar risco de incêndios florestais

A Comissão Municipal de Proteção Civil, presidida pela presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, reuniu-se na passada sexta-feira, 30 de junho, e aprovou, por unanimidade, a constituição de uma Subcomissão Permanente para avaliar e acompanhar o risco de incêndio florestal.

A subcomissão será coordenada pelo Comandante Operacional Municipal (COM), Richard Marques, integra um representante de cada uma das entidades que concorrem para a defesa da floresta contra incêndios no concelho de Portimão.

Pub

Durante toda a fase de perigo Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), que teve início no passado dia 1 de julho, e término a 30 de setembro, este fórum de coordenação institucional analisará quinzenalmente, com base na avaliação do risco, promoverá um planeamento integrado de eventuais medidas de antecipação para, cumprindo igualmente o previsto no Plano Operacional.

Sempre que o nível do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro para o DECIF seja elevado, a frequência destes briefings aumentará.

Com esta medida o município de Portimão pretende promover uma efetiva coordenação institucional com base no princípio de comando único municipal, concretizando uma monitorização permanente da situação e antecipando, face à avaliação do risco, medidas operacionais adequadas.

Pub
Mais em Ambiente
Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…

“Caminhada no Algarvensis” celebra Semana Europeia de Geoparques

Albufeira, no âmbito da Semana Europeia de Geoparques, que decorre de 21 de maio a…

Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental