São Brás de Alportel: Limpeza de bermas e valetas em curso no concelho

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel encetou em maio uma ação de limpeza de bermas e valetas nos núcleos habitacionais do concelho, que visa a prevenção de incêndios florestais mas também a prevenção de cheias com as primeiras chuvas de outono.

Por seu lado, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão também está, desde junho, a proceder à limpeza de bermas e valetas dentro dos núcleos habitacionais da serra e do barrocal.

Pub

Trata-se de um trabalho realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre o município de São Brás de Alportel e aquela associação, no âmbito do Plano Municipal de Proteção Civil.

“Dado que a prevenção constitui a melhor arma no combate aos incêndios, constituindo uma prioridade para a autarquia, foi ainda adjudicado o serviço de limpeza de aproximadamente 70 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho”, assinala a autarquia são-brasense.

Esta operação, que permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do concelho, estará concluída até meados deste mês de julho.

A par deste esforço, a autarquia apela à população em geral para que “assegure a limpeza dos terrenos, tal como a lei exige, e como é imprescindível para esta missão de prevenção”.

Pub

Com o início do período crítico de incêndios florestais, as ações de sensibilização e de vigilância do incumprimento desta limpeza foram intensificadas pelo município, que adotou algumas medidas, com a colaboração com as entidades e autoridades competentes nestas áreas, parceiros na execução do Plano de Ação de Prevenção.

 

Pub
Mais em Ambiente
Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…

Observação de cetáceos com formação em Lagos

É já nos próximos dias 6, 7 e 8 de junho que terá lugar a…