Jornal diariOnline Região Sul

ARS/Algarve disponibiliza 32 postos de enfermagem nas praias algarvias

A Administração Regional de Saúde do Algarve vai disponibilizar a partir desta semana 32 postos de saúde de praia ao longo da costa algarvia, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa.

O objetivo passa por assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

Os postos de saúde de praia vão funcionar até ao dia 3 de setembro com o horário de atendimento entre as 10:00 e as 19:00 horas, sendo que sete destes postos se manterão em funcionamento até 17 de setembro.

Segundo a ARS, são realizados uma média cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de verão, nestes postos de praia, na sua grande maioria resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado.

Desde 2010, que os recursos afetos aos postos de praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Por outro lado, além do período normal de funcionamento das respetivas unidades de saúde, a ARS/Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região, vai proceder ao alargamento de horário de atendimento de enfermagem e reforço da consulta aberta, destinada a utentes (residentes e não residentes) com doença aguda, nos concelhos onde se regista habitualmente maior afluência de turistas.

No ACES Central, os horários serão alargados nos centros de saúde de Albufeira, Loulé, Faro, Olhão e São Brás de Alportel; no ACES Barlavento, nos centros de saúde de Armação de Pêra e Portimão; e no ACES Sotavento, nos centros de saúde de Altura, Tavira e Vila Real de Santo António.

A ARS lembra ainda que, no âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a região do Algarve dispõe de quatro Serviços de Urgência Básica (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão) e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

Comentários

comentários