Faro: Colóquio aborda Pentateuco e Museu da Imprensa no Algarve

O colóquio «Pentateuco: comemoração dos 530 anos de livro impresso em Portugal», organizado pela investigadora Patrícia de Jesus Palma, que decorre na próxima sexta-feira, 14, vai abordar a criação do Museu da Imprensa no Algarve.

O primeiro livro impresso em Portugal, o Pentateuco, saiu do prelo do editor judeu Samuel Gacon, em Faro, há 530 anos, o que sinaliza o Algarve como a “região-berço” da imprensa no país.

Pub

“O Algarve tem o direito a conhecer, a orgulhar-se e a ensinar às gerações vindouras que foi o berço da imprensa em Portugal. É, pois, mais do que justificável, é natural a criação de um Museu da Imprensa na região que assinale e que continue a promover a cultura, as diferentes culturas de escrita que têm na prensa tipográfica a sua matriz”, refere a investigadora.

As condições técnicas que fixaram a tipografia de Faro como a primeira a imprimir, as razões histórico-culturais explicam a vitalidade produtiva de Faro, o roubo e a contrafação de livros e a contextualização da vida cultural de Faro ao longo dos séculos XV-XIX, pautada pela influência dos judeus, serão alguns dos temas em análise no evento.

O colóquio realiza-se entre as 9:00 e as 18:00 horas, no salão nobre dos paços do concelho de Faro, numa iniciativa conjunta do CHAM - Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Câmara Municipal de Faro. A entrada é livre.

Artur Anselmo (Academia das Ciências de Lisboa), Fernanda Maria Guedes de Campos (FCSH-UNL), Francisco Lameira (UAlg), João Alves Dias (CHAM-FCSH/NOVA-Uac), João Luís Lisboa (FCSH/NOVA-UAc), José Jorge Gonçalves (IEM; CHAM-FCSH/NOVA-UAc), José Pacheco (ISMAT) e Rui Loureiro (ISMAT; CHAM-FCSH/NOVA) são alguns dos nomes sonantes que integram o programa, transportando todos os interessados pelo “complexo, multifacetado e fascinante mundo da história do livro”.

Pub

Depois do colóquio, seguir-se-á uma visita à exposição «Faro: Marcos de Urbanismo», no museu municipal de Faro, que evocará a vida cultural da cidade berço da imprensa.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação