
Castro Marim: Fibra ótica da PT chega a mais de 5 mil casas
A Portugal Telecom (PT) anunciou hoje o lançamento do seu serviço de fibra ótica em Castro Marim, onde mais de 5 mil casas serão servidas pela rede da empresa, que até 2020 quer alcançar um total de 5,3 milhões de casas e empresas.
Este nível de inovação permite aos habitantes de Castro Marim terem acesso, em casa, a um conjunto de serviços cada vez mais completos, como “melhor qualidade de imagem com conteúdos HD, número ilimitado de TV, sem necessidade de set-top-box e internet com largura de banda garantida”, refere a PT.
A chegada da fibra ótica da PT a Castro Marim materializa, assim, “o acesso a serviços de internet de alto débito e de elevada qualidade, com opções quer para o segmento de consumo, quer para as empresas”.
Segundo a PT, com a fibra ótica são potenciados todos os serviços inerentes ao desenvolvimento de uma estratégia de «smart cities», “desde a definição de uma metodologia ímpar criada pela PT para identificar as necessidades de cada município, ao diagnóstico e posicionamento do município numa matriz de desenvolvimento tecnológico, até à definição de quais os serviços necessários para a implementação de uma estratégica consolidada de modernização tecnológica”.
Recorde-se, a PT apresentou, no final de 2015 o seu objetivo estratégico de implementar fibra ótica em mais 3 milhões de lares e empresas, com vista a alcançar até 2020 um número na ordem dos 5,3 milhões.
Ao todo, serão 30.000 km de cabo de fibra ótica construída em 5 anos, a um ritmo de 600 mil casas por ano.
“Esta infraestrutura, mais robusta, mais simples e mais fiável em termos tecnológicos, permitirá ainda uma maior qualidade de serviço e a disponibilização de soluções mais avançadas, assumindo-se como a melhor e mais moderna rede de fibra ótica nacional”, salienta a PT.