Alunos de Vila do Bispo vencem “Ideias para Mudar o Mundo”

O projeto “Gatil de Intervenção Comunitária”, da turma do 5º B da Escola EB 2/3 de São Vicente de Vila do Bispo, obteve o 1º lugar a nível nacional no concurso “Ideias para Mudar o Mundo”.

A ideia dos estudantes algarvios  foi considerada a que melhor respondia ao desafio proposto, aos alunos dos 5º e 6º anos do ensino básico no âmbito desta iniciativa.

Pub

Com este desafio, a turma constituída na sua maioria por alunos de Sagres, propõe-se construir gatis para gatos abandonados. A intervenção passa pela união de esforços de várias instituições: Câmara Municipal, Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia, Escola de 1º ciclo, Jardim-de-infância, as famílias e a comunidade piscatória.

O referido concurso é uma iniciativa conjunta da National Geographic, da Revista National Geographic Júnior e da SPEdH - Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (responsável pela implementação em Portugal do Programa Internacional Roots & Shoots - do Instituto Jane Goodall em Portugal) lançado a todos os alunos do 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º anos de escolaridade) de Portugal Continental e dos Arquipélago dos Açores e Madeira que queiram dar o seu contributo para melhorar o mundo.

Este projeto pretende que os alunos observem a comunidade que os rodeia sob três aspetos: ambiente, pessoas e animais, para então identificarem algum aspeto que gostassem de melhorar ou mudar sob a forma de uma Ideia para Melhorar o Mundo.

Ao vencer este concurso, para além da assinatura mensal da revista e de uma ida ao Teatro Tivoli BBVA e ao Jardim Zoológico, a turma teve a visita de técnicos da National Geographic, que realizaram um Workshop sobre Jane Goodall e o seu programa Roots & Shoots e que fizeram o registo do projeto com reportagem fotográfica e filme.

Pub

Neste evento, onde conheceram a famosa primatologista e defensora da vida animal Jane Goodal, os alunos do 5º B foram os únicos representantes das escolas públicas, algo que foi enaltecido pelos organizadores do evento.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo apoiou este projeto ao disponibilizar o transporte dos alunos na sua viagem a Lisboa, onde receberam o prémio, no palco do Tivoli BBVA, no dia 26 de maio, durante o National Geographic Summit.

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no