Loulé: O renovado café “Calcinha” já está de portas abertas

O Café Calcinha, em Loulé, reabriu esta sexta-feira ao público, depois de ter sido alvo de obras de remodelação. Inaugurado em 1929, foi espaço privilegiado de convívio entre os louletanos e lugar escolhido pelo poeta António Aleixo para compor e recitar muitas das suas satíricas quadras populares.

Café Calcinha - António Aleixo

O edifício foi adquirido pela Câmara Municipal de Loulé por 180 mil euros, num processo que teve inicio em 2012, com a declaração de “Imóvel de Interesse Municipal”. A autarquia investiu mais 120 mil euros no seu restauro.

Pub
Café Calcinha

O Café Calcinha foi durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade de Loulé, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé fala num espaço de convívio entre a sociedade.

Os louletanos têm de volta o seu espaço. O café “Calcinha” que todos nós guardamos na nossa memória e recordamos como espaço de conversa e convívio social.

É um grande momento para toda a cidade Loulé.

O “Calcinha” está inserido na “Rede de Cafés Portugueses com Memória”, o que evidencia a sua importância no contexto histórico e cultural da cidade.

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara e neto do poeta imortalizado na estátua que se destaca na esplanada do café, argumenta.

Pub

Café Calcinha

O “Calcinha”, Já de si é um espaço cultural. Quando nos sentamos uns com os outros a tomar um café já estamos a fazer cultura. Hoje em dia as pessoas conversam e convivem pouco entre si.

Os concessionários, com alguma regularidade, vão promover tertúlias e eventos que acentuarão ainda mais a tónica cultural deste espaço.

Tiago Soares, juntamente com Bruno Inácio e João Apolónia, são os responsáveis pela gestão do renovado “Calcinha”.

É uma aventura muito aliciante. Queremos que o café “Calcinha” seja um espaço privilegiado. Um ponto de encontro. Durante o ano vamos apostar em eventos que o dinamizem do ponto de vista cultural.

O café irá funcionar agora com uma nova exploração e também um novo conceito, associando o funcionamento de um estabelecimento misto de restauração e bebidas a uma programação de âmbito social e cultural.

Café Calcinha

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi

Ana Vitória
Ana Vitória estreia hoje «Encruzilhada» no Teatro das Figuras

A coreógrafa, performer e artista visual brasileira Ana Vitória estreia hoje, terça-feira, 24, no Teatro das Figuras, em Faro, a instalação