Jornal diariOnline Região Sul. O seu portal de notícias Algarve e Alentejo Portugal

Quarta, 11 de Dezembro 2019 - 01:08
  • Sociedade
  • Economia
  • Saúde
  • Ambiente
  • Educação & Ciência
  • Desporto
  • Artes & Espetáculos
  • diariOnline TV
  • Multimédia
  • Algarve na TV
  • Opinião
Últimas Notícias
  • Câmara de Olhão lamenta “comportamento de vitimização” da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta   |   10 Dez 2019 18:58

  • Odemira lança Roteiro Mira a Terra   |   10 Dez 2019 18:03

  • IEFP galardoou entidades com Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019   |   10 Dez 2019 17:26

  • Demonstrações culinárias de Natal animam Mercado da Ribeira   |   10 Dez 2019 16:32

  • S. Marcos da Serra já tem Área de Serviço de Autocaravanas   |   10 Dez 2019 16:26

  • Castro Marim acolhe 2.º Encontro de Cantares ao Menino   |   10 Dez 2019 16:17

 
Você está em:Home»Economia»Capital do turismo à rasca (2)
* Presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve

Capital do turismo à rasca (2)

Elidérico Viegas * 15 Jul 2017 11:45 Economia, Opinião

(Continuação da 1.ª Parte )

A Autoridade Tributária, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Judiciária, as Inspecções da Segurança Social e da Autoridade para as Condições de Trabalho, assim como a ASAE, devem cumprir o papel que lhes está legalmente atribuído, sem quaisquer reservas nem constrangimentos, tal como acontece com os hotéis, os empreendimentos e outros ramos da actividade turística e empresarial.

Tem lógica e faz sentido, no caso em apreço, parafrasear alguém da politica: é preciso deixarmos de ser fortes com os fracos e fracos com os fortes.

Por outro lado, e não menos importante, torna-se imperioso controlar e fiscalizar a razoabilidade e equilíbrio das condições contratuais existentes entre os proprietários dos espaços, leia-se bares, e os eventuais exploradores dos mesmos, bem como o cumprimento das disposições legais e fiscais que envolvem estas matérias.

É preciso fiscalizar a legalidade na contratação de trabalhadores nacionais e estrangeiros, assim como o cumprimento das respectivas disposições legais, como o pagamento dos descontos para a Segurança Social, disposições decorrentes de Convenções Colectivas de Trabalho aplicáveis e Lei Geral do Trabalho, pagamento de impostos, cumprimento das regras de higiene e segurança alimentar, (HACCP), etc., tal como acontece com os restantes sectores da actividade económica e empresarial, tendo em vista evitar situações de concorrência desleal e outras.

A principal responsabilidade, porém, recai na autarquia, uma vez que é a edilidade que detém competências em matéria de licenciamento, regulamentação dos horários de funcionamento, ocupação/desocupação da via pública, controlo do Regulamento Geral do Ruído, etc.

A autarquia não pode ser parte do problema, mas antes parte da solução. Albufeira, as suas gentes e os seus agentes económicos exigem determinação e atitudes esclarecidas e responsáveis dos seus dirigentes. O chamado lobby dos bares não pode continuar a ser visto como o grupo que manda em Albufeira.

Nesta matéria, mais do que exigir leis à Assembleia da República, importa fazer cumprir a legislação em vigor e que, salvo melhor opinião, não está a ser aplicada em Albufeira, pelo menos no que a estes assuntos diz respeito.

Estão neste caso, por exemplo, a aplicação de um regulamento municipal sobre os comportamentos e posturas municipais, (andar nu na rua, seja de dia ou de noite, e ter comportamentos imorais é um crime punível na lei), tendo em vista terminar com a sensação de impunidade instalada junto dos prevaricadores.

Assim sendo, os bares têm que passar a encerrar o mais tardar às 2 horas da manhã, a utilização para efeitos comerciais da via pública e outros espaços que, embora sejam privados são de uso público, tem que ser severamente disciplinada e, já agora, punida exemplarmente e sem complexos de qualquer espécie.

O Regulamento Geral do Ruído tem que passar a ser cumprido, através da instalação de limitadores automáticos que desligam a música logo que estes ultrapassem os valores legalmente estabelecidos e autorizados.

Os incumprimentos passarão a ser objecto de coimas pesadas e, quando repetidos, conduzem à cassação imediata do respectivo licenciamento e, por conseguinte, ao encerramento sine die do estabelecimento.

Finalmente, a autarquia tem que fazer aprovar, rapidamente, projectos de valorização e requalificação das zonas afectadas, com especial destaque para a “Strip” (Avenida Sá Carneiro na Oura), Centro e Baixa da Cidade, existindo diversos exemplos bem-sucedidos em Portugal e no estrangeiro, cujos modelos constituem referências importantes que podem e devem ser seguidos.

O Programa Polis acentuou os desequilíbrios, descaracterizou e desqualificou ainda mais a baixa da cidade, tendo-lhe retirado a identidade diferenciadora que a caracterizava, (lago, pavimentos, jardins, etc.), incentivando a proliferação de estabelecimentos de animação nocturna, mais uma vez bares/discotecas e, por essa via, uma ocupação desordenada dos espaços públicos, mais direccionados até então para o lazer familiar.

A implementação destes projectos de requalificação e valorização implica a participação financeira dos estabelecimentos comerciais aí existentes, especialmente dos bares e restaurantes, mas também dos restantes espaços comerciais. Enfrentar os interesses instalados nesta matéria é, certamente, um dos desafios mais importantes para os nossos responsáveis concelhios no próximo futuro, e quanto mais depressa melhor.

Pedir a outros que cumpram o seu papel e assumam as suas responsabilidades, esquecendo as suas próprias, não é, certamente, a melhor forma de defender o bom nome de Albufeira e de Portugal e, muito menos, contribuir para afirmar que Albufeira é um destino muito seguro e de grande qualidade.

Não fazer nada, todos o sabemos, significa que os problemas verificados em Junho último se irão repetir, a questão é saber quando, num país onde a culpa é sempre dos outros e onde ninguém é culpado de nada.

Se a autarquia tiver a coragem e o discernimento para assim proceder, Albufeira deixará de ser cada vez mais um destino turístico pouco qualificado para voltar a ser, novamente, a capital do turismo português que sempre quis ser, mas que, ultimamente, se tem vindo a afirmar como a capital de um turismo cada vez mais rasca e desqualificado, sem qualidade e, portanto, pouco competitiva e sem futuro.

Os dirigentes não sabem nem podem saber tudo, devendo rodear-se dos mais qualificados nas diversas áreas, evitando conselheiros oportunistas armados em bons samaritanos, sempre na linha da frente para dar opiniões e conselhos que, em primeira análise, salvaguardam, exclusivamente, os seus interesses pessoais e particulares.

É tudo isto que manda o interesse público local, regional e nacional, o resto é poeira para os olhos daqueles que parecendo cegos tudo vêem, ou seja, todos nós.

Em última análise, caso não haja capacidade a nível local, o poder central deve intervir, quer a nível legislativo, quer fazendo aplicar as leis em vigor, já que se encontra em causa a defesa do interesse público.

A capital do turismo deve ser um exemplo em Portugal, nunca um destino de desenvolvimento pouco harmonioso e pouco homogéneo e, por conseguinte, pouco competitivo e de fraca qualidade. As excepções conhecidas não são suficientes para esconder esta dura realidade.

O bom momento turístico que o Algarve e o País atravessam deve ser aproveitado para preparar e acautelar o futuro. Cobrar preços de 5 estrelas quando o destino e a sua oferta não vão além das 2/3 pode parecer interessante, mas não é nem consistente nem realista.

A qualidade não se mede pelo número de estrelas, mas antes por uma boa contrapartida do preço pago, aquilo a que os ingleses designam por good value for money, ou seja, podemos ter uma oferta de três estrelas com qualidade e uma de cinco estrelas sem qualidade.

A solução reside, como em quase tudo na vida, no equilíbrio, no bom senso e no assumir dos nossos deveres e responsabilidades, com cada um a fazer o que lhe compete e está obrigado.

Ter qualidade significa, igualmente, ter empresas e investimentos rentáveis, sejam eles públicos ou privados, na consciência de que numa economia de mercado o preço resulta sempre do encontro entre a procura e a oferta. Albufeira e o Algarve não são diferentes.

Uma coisa é certa: os bares e a animação nocturna de Albufeira, tal como hoje existe, jamais poderá ser considerada uma oferta turística de qualidade.

As verdades são para ser ditas por quem as conhece, viveu e acompanhou intensamente ao longo de uma vida dedicada à actividade turística em Albufeira, no Algarve, no País e a nível internacional, incluindo os principais protagonistas e as particularidades e especificidades do negócio da noite.

O que se pede nesta altura, mais do que nunca, até porque estes casos não podem voltar a repetir-se, é uma isenção despida de políticas politiqueiras, politiquices baratas, tibiezas e outros interesses que, infelizmente, subvertem as verdades verdadeiras, nas quais o nosso País se tem, preocupantemente, vindo a especializar nos últimos tempos, designadamente a classe política. E é pena.

*  Presidente da AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve

(Ir para a 1.ª Parte )

Comentários

comentários

Albufeira alcool dormidas Hoteis noite Praias turismo 2017-07-15
Elidérico Viegas *
Tags Albufeira alcool dormidas Hoteis noite Praias turismo
Artigo anterior

Vila Real de Santo António: CDU promove tribuna pública em defesa do complexo desportivo

Artigo seguinte

Loulé: O renovado café “Calcinha” já está de portas abertas



Artigos Relacionados

Rota de Tapas Estrella Damm estreia-se em Faro

Rota de Tapas Estrella Damm estreia-se em Faro

EP - diariOnline 12 Mai 2017 18:36
Albufeira: Autarquia recebeu embaixadora da Índia

Albufeira: Autarquia recebeu embaixadora da Índia

FP - diariOnline 14 Set 2017 15:23
Algarve com 20 nomeados aos Publituris Portugal Travel Awards 2017

Algarve com 20 nomeados aos Publituris Portugal Travel Awards 2017

EP - diariOnline 09 Ago 2017 09:59
Mostra de vinhos junta mais de uma centena de produtores em Albufeira

Mostra de vinhos junta mais de uma centena de produtores em Albufeira

FP - diariOnline 26 Abr 2018 16:06
Abertas as candidaturas para a 4.ª edição do «365 Algarve»

Abertas as candidaturas para a 4.ª edição do «365 Algarve»

EP - diariOnline 15 Fev 2019 08:56
Algarve diversifica oferta para cativar mais turistas

Algarve diversifica oferta para cativar mais turistas

Francisco Piedade 02 Mar 2018 12:20
Morte na estrada nas últimas 12 horas – GNR

Morte na estrada nas últimas 12 horas – GNR

..diariOnline RS 28 Abr 2019 14:23
Odília Lopes assume coordenação da concelhia de Albufeira do Aliança

Odília Lopes assume coordenação da concelhia de Albufeira do Aliança

..diariOnline RS 29 Mai 2019 09:17
“Rota da laranja” na capital dos citrinos

“Rota da laranja” na capital dos citrinos

FP - diariOnline 14 Fev 2018 13:11
Faro com duas novas ligações aéreas a Itália durante o verão

Faro com duas novas ligações aéreas a Itália durante o verão

EP - diariOnline 01 Jun 2018 14:36
Albufeira promoveu-se na BTL anunciando realização do Congresso Europeu de Confrarias

Albufeira promoveu-se na BTL anunciando realização do Congresso Europeu de Confrarias

Paulo Moreno / Francisco Piedade 18 Mar 2019 17:05
Taxa de ocupação no Algarve registou descidas em junho

Taxa de ocupação no Algarve registou descidas em junho

PM - diariOnline 08 Jul 2018 15:23
Visitas ao Castelo de Paderne e Centro Antigo de Albufeira

Visitas ao Castelo de Paderne e Centro Antigo de Albufeira

FP - diariOnline 07 Fev 2018 15:50
Alcoutim reafirma-se no turismo de natureza com Festival de Caminhadas

Alcoutim reafirma-se no turismo de natureza com Festival de Caminhadas

EP - diariOnline 11 Abr 2018 19:37
Transporte gratuito para o Mundial de Superbike no Autódromo Internacional do Algarve

Transporte gratuito para o Mundial de Superbike no Autódromo Internacional do Algarve

Paulo Moreno 17 Ago 2017 09:35
Grupo Garvetur / Enolagest: Visacar tem previsto para este ano um investimento de 1.700.000 euros

Grupo Garvetur / Enolagest: Visacar tem previsto para este ano um investimento de 1.700.000 euros

Paulo Moreno 30 Mar 2018 10:18
Ricardo Teodósio termina primeiro dia do Rally Vidreiro na liderança

Ricardo Teodósio termina primeiro dia do Rally Vidreiro na liderança

Paulo Moreno 05 Out 2019 08:45
Albufeira: Ação de sensibilização para o uso de escadas mecânicas

Albufeira: Ação de sensibilização para o uso de escadas mecânicas

FP - diariOnline 11 Jul 2017 17:30
Albufeira é “Município Amigo do Desporto”

Albufeira é “Município Amigo do Desporto”

FP - diariOnline 03 Dez 2018 17:35
Portimão convida a “Passear pela História da Zona Ribeirinha”

Portimão convida a “Passear pela História da Zona Ribeirinha”

DL - diariOnline 06 Ago 2019 08:52
Associação Turismo do Algarve apoia vinda de agentes de viagens holandeses

Associação Turismo do Algarve apoia vinda de agentes de viagens holandeses

..diariOnline RS 01 Dez 2016 11:02

diariOnline TV

Adriana Nogueira: A cultura e o património são fundamentais na projeção da região (Parte III)

Adriana Nogueira: A cultura e o património são fundamentais na projeção da região (Parte III)

Adriana Nogueira: O património está acessível a todos (Parte II)

Adriana Nogueira: O património está acessível a todos (Parte II)

Adriana Nogueira: O Algarve tem uma boa oferta cultural (Parte I)

Adriana Nogueira: O Algarve tem uma boa oferta cultural (Parte I)

Adriana Nogueira analisa a cultura e o património do Algarve

Adriana Nogueira analisa a cultura e o património do Algarve

Município de Loulé já tem 12 postos de carregamento para veículos elétricos

Município de Loulé já tem 12 postos de carregamento para veículos elétricos

Pub

Ofertas de Emprego

Últimas Multimédia

Jack Broadben’t e Vítor Bacalhau no Cine-Teatro Louletano

Jack Broadben’t e Vítor Bacalhau no Cine-Teatro Louletano

Horizontes do Futuro com o convidado Pedro Martins Barata

Horizontes do Futuro com o convidado Pedro Martins Barata

Concerto Mão Morta – No Fim era o Frio – Cine-teatro Louletano

Concerto Mão Morta – No Fim era o Frio – Cine-teatro Louletano

O caminho percorrido até ao título de Campeão Nacional de Rallyes 2019

O caminho percorrido até ao título de Campeão Nacional de Rallyes 2019

Os melhores momentos da dupla Ricardo Teodósio / José Teixeira no Rally Casinos do Algarve onde se sagrou Campeã Absoluta

Os melhores momentos da dupla Ricardo Teodósio / José Teixeira no Rally Casinos do Algarve onde se sagrou Campeã Absoluta

Pub

Newsletter diariOnline

Receba as notícias no seu email!

Please wait...

Obrigado! Deverá agora ir ao seu email e confirmar a subscrição. Caso não encontre verifique a sua caixa de SPAM.

Canal diariOnline

Canal Youtube

Pub

Algarve na TV

Caminhada solidária no Natal de Armação de Pêra – Reportagem TVI

Caminhada solidária no Natal de Armação de Pêra – Reportagem TVI

PJ investiga rebentamento de petardo num cabeleireiro em Olhão – Reportagem SIC

PJ investiga rebentamento de petardo num cabeleireiro em Olhão – Reportagem SIC

Carro parcialmente engolido por cratera em Olhão – Reportagem SIC

Carro parcialmente engolido por cratera em Olhão – Reportagem SIC

Bastonário dos Médicos diz que é urgente ter um novo hospital em Faro – Reportagem SIC

Bastonário dos Médicos diz que é urgente ter um novo hospital em Faro – Reportagem SIC

Diminui problema da seca mas não em todo o país – Reportagem RTP

Diminui problema da seca mas não em todo o país – Reportagem RTP

Pub

Economia

S. Marcos da Serra já tem Área de Serviço de Autocaravanas

S. Marcos da Serra já tem Área de Serviço de Autocaravanas

Câmara de Odemira aprova orçamento de 34,5 milhões de euros para 2020

Câmara de Odemira aprova orçamento de 34,5 milhões de euros para 2020

Câmara de Lagos dá parecer sobre revisão do zonamento do Código do IMI

Câmara de Lagos dá parecer sobre revisão do zonamento do Código do IMI

Orçamento e GOP do Município de Silves para 2020 foram aprovados

Orçamento e GOP do Município de Silves para 2020 foram aprovados

Ministra da Coesão Territorial visitou projetos apoiados pelo CRESC Algarve 2020

Ministra da Coesão Territorial visitou projetos apoiados pelo CRESC Algarve 2020

Pub

Educação & Ciência

Sessão solene do 40.º aniversário da Universidade do Algarve realiza-se amanhã

Sessão solene do 40.º aniversário da Universidade do Algarve realiza-se amanhã

Recordista mundial de kitesurf fala com alunos algarvios sobre importância do pescado na dieta alimentar

Recordista mundial de kitesurf fala com alunos algarvios sobre importância do pescado na dieta alimentar

Convívio “Vamos falar de fotografia” foi cancelado

Convívio “Vamos falar de fotografia” foi cancelado

Formação para professores aborda «O Passado do meio local: Olhão»

Formação para professores aborda «O Passado do meio local: Olhão»

Alunos do 4º ano de Armação de Pêra vencem Concurso de Postal de Natal

Alunos do 4º ano de Armação de Pêra vencem Concurso de Postal de Natal

Pub

Ambiente

Infraquinta vence “Melhor Estratégia de Reabilitação e Renovação de Ativos”

Infraquinta vence “Melhor Estratégia de Reabilitação e Renovação de Ativos”

BE defende gestão preventiva da água para evitar “consequências desastrosas” no Algarve

BE defende gestão preventiva da água para evitar “consequências desastrosas” no Algarve

Silves promove limpeza de Linhas de Água

Silves promove limpeza de Linhas de Água

Exploração de bivalves na Ria Formosa teve pareceres desfavoráveis de entidades públicas

Exploração de bivalves na Ria Formosa teve pareceres desfavoráveis de entidades públicas

UAlg e Algfuturo vão organizar debate sobre «Água e Sociedade»

UAlg e Algfuturo vão organizar debate sobre «Água e Sociedade»

Pub

Desporto em Destaque

Futebol: Portimonense e Farense recebem 150 mil euros para investirem na formação

Futebol: Portimonense e Farense recebem 150 mil euros para investirem na formação

Luís Botelho venceu VI Open de Xadrez de Alte

Luís Botelho venceu VI Open de Xadrez de Alte

José Pedro Pinto sagrou-se campeão do Troféu EasyKart 35 em Évora

José Pedro Pinto sagrou-se campeão do Troféu EasyKart 35 em Évora

Gala de Natal do Clube de Ciclismo Amaro Antunes juntou 140 pessoas

Gala de Natal do Clube de Ciclismo Amaro Antunes juntou 140 pessoas

Líder Olhanense escorrega em casa, Esp. Lagos volta às vitórias

Líder Olhanense escorrega em casa, Esp. Lagos volta às vitórias

Pub

Consultório do Consumidor

CONSULTÓRIO DECO: “Mais de 16 mil respostas avaliam fornecedores de energia”

CONSULTÓRIO DECO: “Mais de 16 mil respostas avaliam fornecedores de energia”

ARRENDAMENTO: ASSÉDIO COMO ARREMETIDA COM TUTELA COMPROMETIDA

ARRENDAMENTO: ASSÉDIO COMO ARREMETIDA COM TUTELA COMPROMETIDA

CONSULTÓRIO DECO: “Sou professor numa escola do distrito de Faro e gostava de participar no SiteStar.pt 7 com os meus alunos.”

CONSULTÓRIO DECO: “Sou professor numa escola do distrito de Faro e gostava de participar no SiteStar.pt 7 com os meus alunos.”

CAUTELAS E CALDOS DE GALINHA NA COMPRA E VENDA EM LINHA

CAUTELAS E CALDOS DE GALINHA NA COMPRA E VENDA EM LINHA

CONSULTÓRIO DECO: “Bioplásticos: afinal não deposito no ecoponto amarelo?”

CONSULTÓRIO DECO: “Bioplásticos: afinal não deposito no ecoponto amarelo?”

Pub

Sociedade

Odemira lança Roteiro Mira a Terra

Odemira lança Roteiro Mira a Terra

IEFP galardoou entidades com Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019

IEFP galardoou entidades com Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2019

Demonstrações culinárias de Natal animam Mercado da Ribeira

Demonstrações culinárias de Natal animam Mercado da Ribeira

Receitas do Carnaval de Loulé distribuídas por IPSS e associações

Receitas do Carnaval de Loulé distribuídas por IPSS e associações

O Natal chegou mais cedo às piscinas de Lagoa

O Natal chegou mais cedo às piscinas de Lagoa

Requalificação da Rua Marquês de Pombal teve início

Requalificação da Rua Marquês de Pombal teve início

Município de Albufeira troca luminárias de vapor de mercúrio por tecnologia LED

Município de Albufeira troca luminárias de vapor de mercúrio por tecnologia LED

Ofertas de Emprego

Ofertas de Emprego

Pub

Propriedade e Edição

Diárionline
Registado na ERC sob o nº. 125604

Empresa:
Navega Aqui - Publicações, Lda.
Empresa jornalística N.º 223.956 ERC
Urbanização Al-Sakia, LHM 15 - 5, AO r/c,
Fonte Santa
8125-020 QUARTEIRA

URL: https://regiao-sul.pt/

Diretor: Francisco Piedade
[email protected]

Subdiretor: Paulo Moreno
[email protected]

Chefe de Redação: Edgar Pires
[email protected]

Estratégia & Planeamento: José Moreno
[email protected]

Promoção & Marketing: Heloísa Ribeiro
[email protected]

Contactos telefónicos:
+351 96 60 11 968 | +351 96 71 97 719
+351 289 058 175

Alojamento em Servidor Dedicado
Powered by dominios.pt

Presença nas Redes Sociais

Informações

  • Historial
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Acesso · Newsletter · Estatísticas
  • Tabela de Preços de Publicidade
  • Campanha de Reflorestação – Objectivo 1.000.000 de Árvores

Tags mais activas

Albufeira Algarve Castro Marim Crime Estudantes Faro Futebol GNR Lagoa Lagos Loulé musica Olhão Portimão Quarteira Silves São Brás Tavira turismo

Notícias do Algarve e Alentejo

Albufeira - Alcoutim - Aljezur - Castro Marim - Faro - Lagoa - Lagos - Loulé - Monchique - Olhão - Portimão - São B. de Alportel - Silves - Tavira - Vila do Bispo - VRSA - Odemira - Ourique - Almodôvar - Mértola - Beja - Évora

Parceiros Institucionais

© diariOnline Região Sul. Todos os direitos reservados. | design by iDEIASFRESCAS | web design - websites development iDEIASFRESCAS Proudly Made in Portugal by iDEIASFRESCAS
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.Ok