As câmaras municipais de Alcoutim, Loulé e São Brás de Alportel vão assinar um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Defesa Sanitária de Gado Bovino, Ovino e Caprino do Concelho de Alcoutim, visando a promoção da saúde pública e veterinária.
A ADS de Alcoutim, com sede em Giões, no concelho de Alcoutim, é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo prevenir e combater doenças que possam ser transmitidas dos animais para as pessoas, assim como doenças dos animais que prejudiquem a rentabilidade económica de uma exploração pecuária.
A ADS desenvolve as suas atividades nos concelhos de Alcoutim, Tavira, Loulé e São Brás de Alportel.
Nos termos do acordo, a instituição será apoiada financeiramente com um montante total de aproximadamente 20 mil euros, sendo 10 mil euros transferidos pelo município de Alcoutim, 9 mil euros pela câmara de Loulé e 750 euros pelo município são-brasense.
Os valores foram decididos após “ponderação do número de explorações em cada concelho, número de ações previstas e distância percorrida em cada território”, segundo anunciou a câmara de Alcoutim, em comunicado.
“Na base desta decisão está a distribuição equitativa dos montantes do apoio financeiro atribuído à associação com base naquilo que tem vindo a ser feito por Alcoutim e que até então não envolvia os outros municípios, nomeadamente Loulé e São Brás de Alportel”, explicou o presidente da autarquia alcouteneja, Osvaldo Gonçalves.
“Esta é uma forma mais justa de apoio, uma vez que, com o esforço partilhado, conseguimos um maior apoio financeiro que irá também proporcionar melhorias significativas na situação financeira da ADS”, finalizou o autarca de Alcoutim.