Comissão de Utentes da Via do Infante antecipa “verão infernal”

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) antecipou “mais um verão infernal” nas estradas algarvias em 2017, prometendo organizar buzinões, marchas lentas e protestos contra as portagens na A22 nas deslocações dos governantes ou junto às suas residências de férias.

“No que respeita às portagens na Via do Infante nada se alterou. O governo do PS continua a prosseguir a mesma política do governo anterior – persiste em manter umas portagens injustas e criminosas que continuam a destruir muitas famílias e o Algarve”, refere o movimento, em comunicado.

Pub

“O verão já começou e as obras na EN125 estão longe de terminarem numa parte da via. E nem se sabe quando começa a requalificação dos troços situados entre Vila Real de Santo António e Olhão. Para agravar a situação, temos a errada requalificação da via, onde proliferam os traços contínuos em retas com vários quilómetros, para desespero de utentes, empresários e outras entidades”, prossegue a CUVI.

A situação, alerta a comissão, está a “contribuir para o aumento dos acidentes rodoviários, incluindo nos troços requalificados, com muitos mortos e feridos”: de 1 de janeiro até 15 de julho, já ocorreram no Algarve 5241 acidentes (mais 249 que no ano anterior), com 19 vítimas mortais (mais seis do que em 2016) e 90 feridos graves (mais 17 do que em 2016), “grande parte na ‘rua urbana’ 125”.

“Quantos mortos mais, quantos mais feridos graves, quantas mais famílias irão ser sacrificadas no altar da insensibilidade gélida dos nossos governantes? Não, esta tragédia não pode continuar”, reforça a CUVI.

O movimento promete organizar, ao longo do verão, mais um conjunto de ações pela eliminação das portagens na Via do Infante e por uma correta requalificação da EN125. “Algumas dessas iniciativas serão marcadas pelo fator surpresa”, assinala.

Pub

Assim, no próximo domingo, 23, a Comissão de Utentes da Via do Infante voltará a participar na concentração e desfile de motas em Faro, organizado pelo Moto Clube de Faro.

Outras ações e iniciativas neste verão, incluindo buzinões, marchas lentas e protestos anti-portagens nas deslocações dos governantes, ou junto às suas residências de férias, também estão prometidas.

Pub
Mais em Sociedade
«Três da Manhã» passam pelo Mercado Municipal de Faro na quarta-feira

Faro vai receber amanhã, quarta-feira, 25, o início de uma emissão solidária, ao longo de todo o dia, das «Três da Manhã», programa da Rádio

Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em