Tavira: Exposição «Dançando o Mouro…» no museu municipal

O Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira acolhe a partir de amanhã, sexta-feira, 21, com inauguração às 17:00 horas, a exposição «Dançando o Mouro. Danças festivas de mouros de Tavira e cristãos no Mediterrâneo ocidental».

A mostra recolhe bailes festivos de raiz tradicional onde o mouro fingido, contraposto ou não ao cristão, representava - ou ainda representa - um papel relevante.

Pub

“Desenvolve-se um percurso iconográfico, fotográfico e textual que, com a dança como «leitmotiv», ilustra as múltiplas figuras do mouro festivo e dramático desde a Idade Média até aos nossos dias”, refere a autarquia tavirense.

Atualmente, mais de mil povoações em todo o mundo encenam representações festivas protagonizadas por mouros e cristãos. A meio caminho entre a história e o mito, juntam-se costumes, personagens e significados que transmitem a confrontação entre dois grupos antagónicos.

A dança, a música e a ação dramática convertem-se em elementos comuns que giram em torno de uma figura festiva ancestral, fruto do cruzamento de caminhos do Mediterrâneo: o mouro.

Desde há vários séculos, os territórios de língua catalã do Mediterrâneo ocidental são um dos centros nevrálgicos onde a imagem festiva do mouro dançou das mais diversas formas. Hoje, estes bailes ainda perduram de uma ou de outra forma e recuperam forças nos limites da identidade e da memória perdida.

Pub

A exposição itinerante, comissariada por Raül Sanchis Francés e produzida pelo Museu Etnològic de Barcelona e pela Associació Cultural Joan Amades, estará patente até dia 20 de janeiro de 2018.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Lagoa recebe Festas do Divino Espírito Santo

Lagoa do Algarve irá receber uma comitiva de Lagoa dos Açores, no âmbito do protoloco de geminação existente entre as duas cidades…

Banda “Os Naira” no Auditório Municipal de Albufeira

Os Naira voltam a surpreender os albufeirenses, desta vez com uma atuação aberta ao público,…

Cineteatro Louletano garante apoio para quadriénio 2022 – 2025

O Cineteatro Louletano acaba de ver garantido um apoio de 200 mil euros anuais para…

Música e literatura do Algarve nas comemorações dos 150 anos de Ernesto Korrodi

A música e literatura “made in Algarve” vão marcar presença, em Leiria, nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Ernesto Korrodi