Inframoura concluiu obra da EEAR na alameda da Praia de Vilamoura

A alameda da Praia de Vilamoura, esteve em obras para dar lugar a uma nova área ajardinada ao nível do solo, recebendo a época alta do turismo balnear com um novo visual, já que a estação elevatória de águas residuais (EEAR) ali instalada, que há alguns anos apresentava sinais de degradação e carecia de reabilitação, está concluída.

Recorde-se que a empreitada de requalificação da EEAR arrancou em janeiro e ficou concluída ainda no mês de junho, mesmo a tempo do início da estação mais alta do turismo de Sol e Mar, que é um dos principais cartões de visita de Vilamoura, pelas praias premiadas com Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e galardão de Praia Acessível. A obra representou um investimento superior a 340 mil euros e foi da responsabilidade da Inframoura, empresa que gere os espaços públicos de Vilamoura e Vila Sol, no município de Loulé.

Pub

“A estação elevatória que antes ali estava, a caminho da praia, era uma barreira visual que agora foi eliminada”, explica a presidente do Conselho de Administração da Inframoura, Fátima Catarina. “A empreitada foi aproveitada para soterrar a instalação e reduzi-la ao nível do solo, restringindo assim o impacto visual do volume ocupado e devolvendo mobilidade ao espaço público naquela artéria nobre”, conclui a responsável.

O equipamento existente na EEAR encontrava-se com graves deficiências que poderiam colocar em causa a eficácia da instalação. A solução adotada para a sua reabilitação implicou a demolição integral do piso térreo da atual estação elevatória e do edifício do posto de transformação da EDP e a execução de uma cobertura ajardinada por cima da laje deste equipamento.

A pensar no controlo seguro e à prova de falhas da estação elevatória, a empreitada contemplou ainda a substituição dos grupos de eletrobombas e do sistema de ventilação e desodorização e a instalação de triturador, caudalímetro e sistema de telegestão.

A obra insere-se no plano de atividades da Inframoura, assinalando uma das primeiras etapas da requalificação da alameda da praia de Vilamoura. O passo seguinte é a conclusão do projeto de arquitetura para a requalificação de toda a alameda, entre a praia e a avenida Tivoli, o qual está em fase de conclusão.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas