A ANCC – Associação Nacional dos Cuidados Continuados, foi constituída por escritura pública outorgada em julho de dois mil e dezassete na sequência da qual foi ontem, dia 25 de julho, realizada a primeira Assembleia-geral para eleição dos primeiros corpos sociais para os próximos três anos.
A ANCC tem como objecto a promoção, defesa e dignificação dos cuidados continuados de saúde e apoio social, tem por âmbito geográfico de actuação o território nacional e podem ser associados as pessoas singulares ou colectivas que se dediquem à prestação de cuidados continuados de saúde e apoio social.
A ANCC considera que a criação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, em 2006, é uma das grandes evoluções do Serviço Nacional de Saúde desde que ele existe e tem permitido aumentar a capacidade e a qualidade do SNS.
As Unidades de Cuidados Continuados prestam cuidados diferenciados aos utentes e debatem-se neste momento com um conjunto de problemas técnicos e financeiros graves despoletados com a desvirtuação dos objectivos da Rede Nacional de Cuidados Continuados.
A ANCC acredita no passado, presente e no futuro dos cuidados continuados de saúde e apoio social e quer acreditar que o Governo cumprirá o que tem amiúde afirmado no sentido de pretender aumentar a oferta de camas em cuidados continuados.
Refira-se que este aumento de oferta deve ser executado em simultâneo com a resolução dos graves problemas que afectam o sector, pelo que para o efeito a ANCC enviará de imediato pedidos de audiência ao Primeiro Ministro, à Comissão de Saúde do Parlamento e ao Presidente da República; promoverá reuniões com outros parceiros integrados no sector; defenderá a qualidade dos serviços prestados mediante a contratação justa e equilibrada; e contactará com as associações e sindicatos representativos dos profissionais que trabalham nas Unidades.
Saliente-se por último que a ANCC tem já hoje uma representatividade expressiva no sector, aglutinando associações, cooperativas, instituições particulares de solidariedade social, mutualidades e particulares, dispersos de norte a sul do país; todos associados pelo interesse maior de promoção, defesa e dignificação dos cuidados continuados de saúde.