Alcoutim: Parques de campismo e caravanismo vão ser criados junto à praia fluvial

A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou o início da elaboração do Plano de Intervenção em Espaço Rústico do Pego Fundo de Alcoutim (PIERPFA), que prevê a criação de um parque de campismo e de caravanismo junto à praia fluvial.

“O sucesso dos últimos anos da praia fluvial de Alcoutim e o turismo ligado às atividades de natureza que se tem vindo a desenvolver no nordeste algarvio serão reforçados com novas áreas de alojamento - integradas em empreendimentos turísticos - nas tipologias de caravanismo e campismo”, anunciou a autarquia alcouteneja, em comunicado.

Pub

Num prazo máximo de 18 meses será elaborada a proposta do PIERFPFA, que prevê a valorização das valências naturais e turísticas da zona, o enquadramento paisagístico da área do Pego Fundo e a infraestruturação do espaço.

Para além do parque de campismo e de um parque de caravanismo, estão também previstos um espaço para zona desportiva e recreativa e um local de apoio às restantes atividades.

A área, de propriedade totalmente municipal, corresponde a cerca de 7,38 hectares e dista cerca de meio quilómetro do rio Guadiana, possuindo excelentes vistas sobre a ribeira, Alcoutim e toda a paisagem circundante.

A zona é delimitada a norte pela estrada municipal 507, a sul pela praia fluvial do Pego do Fundo e a nascente pela EBI de Alcoutim, acabando na Ribeira de Cadavais.

Pub

O PIERPFA vai ainda estar sujeito a um procedimento de avaliação ambiental e obrigará à alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) na sua área de intervenção, quer devido à Reserva Ecológica Nacional (REN), quer em termos da Reserva Agrícola Nacional (RAN), introduzindo uma nova disciplina de ocupação, uso e transformação do solo para a área em causa.

Apontados como “um dos principais produtos” da região pelo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve, o campismo e o caravanismo são a nova aposta do município de Alcoutim para “valorizar e aproveitar o turismo e atividades relacionadas com a natureza”.

Pub
Mais em Sociedade
Sommeliers
Sommeliers e retalhistas norte-americanos provaram vinhos algarvios

A região do Algarve recebeu, no passado dia 9, uma comitiva de sommeliers e retalhistas do mercado norte americano, numa iniciativa

Azinhal
Terra de Maio volta ao Azinhal de 27 a 29 de maio

A aldeia do Azinhal, no concelho de Castro Marim, volta a receber, entre 27 e 29 de maio, o evento Terra de Maio, depois de três anos de

Estudos dos direitos humanos recebidos em Albufeira

Ontem, 26 alunos do projeto “Code of Youth: Shield of Human Rights”, foram recebidos pelo presidente da Câmara de Albufeira.

Detido em Albufeira por posse de arma proibida

Um homem de 51 anos foi ontem, 16 de maio, detido em Albufeira por posse de arma proibida, segundo informa o Comando Territorial de Faro da