O jovem atleta algarvio Etson Barros, do Clube Oriental de Pechão, conquistou ontem, sábado, a medalha de ouro dos 2.000 metros obstáculos, em atletismo, no último dia do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que se disputou em Gyor, na Hungria.
O atleta do emblema de Pechão, no concelho de Olhão, cumpriu a prova com um registo de 5.58,24 minutos, novo recorde pessoal, e conseguiu assim o único 1.º lugar para a comitiva portuguesa na competição.
“Estava confiante de que podia chegar a este lugar. É preciso muito trabalho, dedicação e força de vontade para vencer e estar aqui, no FOJE, foi uma experiência magnífica”, disse Etson Barros, em declarações divulgadas pelo Comité Olímpico de Portugal.
Etson Mendes Barros tem 16 anos. Nasceu na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, mas cedo veio para Portugal. Representa o Clube Oriental de Pechão e é orientado por Paulo Murta.
O FOJE contou ainda com a participação de outros atletas algarvios, com destaque para o nadador Tiago Vilhena (Clube de Natação de Faro), cujo melhor resultado foi o 18.º lugar nos 200 metros estilos, com novo recorde pessoal (2.09,88 minutos).
Juliana Guerreiro (Casa do Benfica de Faro), no atletismo, Iago Bebiano (KC Castores do Arade), na canoagem, e Daniela Campos (BTT Loulé), no ciclismo, também competiram em Gyor.