Zoomarine tenta salvar tartaruga “Odin”

Chegou na segunda-feira,  muito ferido, ao Porto d'Abrigo do Zoomarine, um espécime da maior espécie de tartarugas marinhas do mundo (podem atingir até 900 kg). É o réptil mais rápido do planeta (35 km/hora) e é a mais majestática e hidrodinâmica de todas as tartarugas.

A sua beleza, força e tamanho não a salvaram de um arrojamento dramático na Praia da Cordoeira, em Vila do Bispo. O “Odin”, uma tartaruga-de-couro, luta agora pela sobrevivência.

Pub

Este exemplar da espécie Dermochelys coriacea pesa cerca de 200 quilogramas e exibe inúmeras feridas na cabeça, nas barbatanas anteriores, na “carapaça” e nos olhos.

Baptizado “Odin”, irá ter que permanecer inúmeras semanas em reabilitação. O processo será longo, complexo e difícil.

Passadas a primeiras 24 horas de angústia e ansiedade, para os humanos que o tentam salvar, e de dor e confusão para o “Odin”, o Zoomarine tenta salvar uma vida marinha.

Nenhum esforço será poupado. Com alguma sorte, com muito trabalho, e com o empenho das equipas de salvamento e reabilitação do Zoomarine, dentro de semanas talvez uma magnífica e enorme tartaruga-de-couro possa regressar ao Oceano Atlântico, onde estes belos, enigmáticos e extraordinários gigantes marinhos são uma inspiração e uma metáfora para os grandes desafios da vida no meio selvagem.

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…