Albufeira: Colaboração entre Corpos de Bombeiros melhora resposta

O expressivo aumento da atividade operacional no âmbito do socorro, que se faz sentir no concelho de Albufeira, que de acordo com todas as expectativas aumentará no decorrer do mês de agosto, impulsionou o Corpo de Bombeiros de Albufeira a procurar uma solução de reforço de meios para ver reforçada a sua capacidade de resposta operacional, no âmbito da emergência pré hospitalar.

Em Albufeira, o Corpo de Bombeiros tem todo o seu efetivo empenhado a assegurar os vários dispositivos de resposta, combate a incêndios, socorro e salvamento, e vê-se incapacitado de responder com mais meios de emergência pré-hospitalar do que aqueles protocolados com o INEM, sendo insuficientes para as ocorrências que se registam e em termos assistência às necessidades da população presente em Albufeira, nesta época do ano.

Pub

Atendendo às boas relações entre Direções e Comandos do Corpo de Bombeiros de Albufeira e do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho (CBCE), foi formalizado um acordo de colaboração que permitirá constituir um dispositivo de resposta de emergência pré hospitalar. O concelho de Albufeira contará com equipas mistas de ambos os Corpos de Bombeiros, que operarão 4 ambulâncias de socorro, duas delas pertencentes ao CBCE, que serão acionadas a partir do CBA pelo INEM – Centro de orientação de Doentes Urgentes.

O CBCE atendendo à época do ano e dada a sua realidade operacional, possibilitou o desenvolvimento desta iniciativa, fornecendo meios humanos e materiais para empenhar nesta ajuda ao seu congénere algarvio.

Esta iniciativa decorre em estreita articulação com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto a entidade responsável por operacionalizar o Sistema Integrado de Emergência Médica, será iniciada a partir das 08:00h do próximo dia 1 de agosto.

Para além destes meios, no período mencionado, os Bombeiros de Albufeira vão assegurar a disponibilidade e acionamento dos dois motociclos de emergência que recentemente implementaram para responder rapidamente às necessidades de socorro e emergência existentes.

Pub

Pub
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…