Vila Real de Santo António: Projeto «Casa do Avô» festeja 9.º aniversário

O projeto «Casa do Avô», valência social pioneira que dá apoio a cerca de uma centena de utentes de Vila Real de Santo António, assinalou o seu 9.º aniversário com várias atividades, no Dia dos Avós.

Atualmente, o equipamento dá assistência a uma centena de utentes (e famílias), representando um investimento municipal de cerca de 200 mil euros/ano.

Pub

Entre as várias atividades ao dispor dos avós, encontram-se aulas de ioga e de expressão plástica, ateliês de culinária ou sessões de terapia musical e fisioterapia. É ainda fornecido o transporte diário entre a habitação e as instalações, bem como as refeições diárias.

“Este projeto, inovador em Portugal, está a melhorar a qualidade de vida dos idosos do concelho que estão em situação de isolamento, proporcionando um importante apoio social através de novas técnicas de terapia ocupacional”, refere a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

“Mais do que um centro de dia, a Casa do Avô é já uma unidade especializada no acompanhamento da população sénior do concelho a que se soma a assistência transversal em áreas como os cuidados básicos de saúde, as terapias ocupacionais ou o desenvolvimento de competências”, salienta Conceição Cabrita.

O equipamento dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por um animador sociocultural, auxiliar de geriatria, um técnico de desporto, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social.

Pub

A Casa do Avô possui dois polos no concelho: um sediado na cidade, junto ao mercado municipal, e outro no Centro Comunitário de Monte Gordo.

O projeto já foi reconhecido por diversas entidades, tendo estado também na base da atribuição do prémio de «autarquia + familiarmente responsável» a Vila Real de Santo António.

Pub
Mais em Sociedade
De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…

PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento