Recolha de resíduos recicláveis avança no centro histórico de São Brás de Alportel

O serviço de recolha porta-a-porta dos resíduos recicláveis no centro histórico de São Brás de Alportel arrancou em agosto, dando continuidade ao trabalho “em prol da qualidade ambiental” do município.

A iniciativa visa facilitar o processo de separação dos resíduos aos habitantes do centro histórico são-brasense, uma vez que no coração da vila os ecopontos existentes ficam distantes das habitações.

Pub

A realização deste serviço é fruto de uma colaboração entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a ALGAR, empresa responsável pela recolha e valorização de resíduos do Algarve.

A recolha será efetuada, de forma periódica, uma vez por semana, à quarta-feira, das 7:30 às 8:30.

Trata-se de um serviço gratuito que contempla a entrega de sacos com sinalética para a deposição seletiva das embalagens recicláveis de vidro, plástico/metal e papel/cartão nos Serviços de Águas e Saneamento.

O lixo a reciclar deverá ser distribuído pelos munícipes nos vários sacos: sacos verdes para embalagens de vidro, como garrafas, boiões de doces e outros; sacos amarelos para garrafas de plástico, latas de bebida, pacotes de leite e outros; e sacos azuis para embalagens de papel, cartão e ainda para revistas.

Pub

Quanto aos resíduos indiferenciados, continuarão a ser depositados nos contentores do lixo que se encontram na via pública.

“A preservação ambiental começa com cada um de nós e em pequenos gestos como é o caso da deposição seletiva. Com esta iniciativa, o município pretende criar condições para que mais munícipes do concelho possam cumprir a sua missão cívica de separar corretamente os resíduos que produzem e os encaminhem para a reciclagem”, salienta a autarquia são-brasense.

Pub
Mais em Ambiente
Culatra
Protótipo de dessalinização não intrusiva para a Ilha da Culatra vence concurso

O projeto «Culatra2030 – Non intrusive water desalination», coordenado por investigadores do Centro de Investigação Marinha e Ambiental

Aspirante Geoparque apresenta “Plantas Invasoras” nas escolas de Albufeira

O aspirante Geoparque Algarvensis, constituído pelos municípios de Loulé, Silves e Albufeira, assina a ação…

Loulé: Conselho de Ação Climática com novas sinergias

Passados dois anos, o Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé,…

Loulé adere à “Semana das Espécies Invasoras”

De 22 de maio a 3 de junho, o Município de Loulé envolve-se na realização…