
Sé de Faro acolhe exposição «Europa 60 anos»
Os claustros/jardins da Sé de Faro vão acolher, a partir de 7 de agosto, a exposição itinerante «Europa 60 anos», por ocasião do 60.º aniversário dos Tratados de Roma (1957-2017).
Trata-se de uma iniciativa do Centro Europe Direct, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Diocese do Algarve e o CRESC Algarve 2020.
Constituída por 14 painéis divididos em quatro seções temáticas, a exposição percorre toda a história da integração europeia desde a sua fundação em 1957, com documentos, imagens e testemunhos provenientes dos arquivos históricos do Instituto Universitário Europeu – que organiza -, dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Itália e de outros estados membros. Depois de uma introdução histórica, segue-se uma reflexão documentada sobre a herança dos Tratados de Roma na dimensão económica, social e internacional da Europa.
“A assinatura dos Tratados de Roma marcou o início de uma nova era para a Europa. Hoje, neste momento crucial da nossa história convidamo-los a um olhar sobre as ultimas décadas e a ousar colocar a pergunta: «Europa: Que futuro?»”, refere o Centro Europe Direct.
O programa do dia de inauguração, em 7 de agosto, inclui uma tertúlia-debate, pelas 19:30 horas, sobre «O Futuro da Europa», com a presença de João Faria, representante da Comissão Europeia em Portugal e ex-presidente da CCDR/Algarve, António Covas, docente da Universidade do Algarve, José Pedro Martins, vigário da Sé de Faro, com moderação da jornalista Susana Helena de Sousa e ainda um apontamento musical pelo Coro de Câmara da Sé de Faro «Cantate Domino».
O evento tem o apoio da Tertúlia Algarvia e contribui com donativos para uma família de refugiados apoiada pela Cruz Vermelha Portuguesa.
A entrada é livre. A exposição pode ser visitada até 26 de agosto, entre as 10:00 e as 17:30 e aos sábados até às 13:00.