Telma Veríssimo expõe «Viagem Interior» em Faro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e a direção regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro, vão acolher, entre os dias 4 e 29 de agosto, a exposição «Viagem Interior», da fotógrafa Telma Veríssimo.

Trata-se de um documentário fotográfico sobre desertificação e despovoamento no Algarve, promovido pela Associação Bons Ofícios e com patrocínio da Assembleia da República.

Pub

«Viagem Interior» é composta por 67 painéis de fotografias: uma parte estará patente na galeria de exposições do IPDJ, com inauguração na sexta-feira, 4, pelas 19:00 horas, e a outra parte na sala de exposições da CCDR/Algarve, em Faro.

“A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter. Assiste-se ao abandono da terra e à negligência das zonas florestais. O conhecimento ancestral e as tradições desaparecem. Cada um destes fatores conduz ao agravamento de outros, num ciclo de degradação cada vez maior”, refere a curadoria da exposição.

«Viagem Interior» “propõe uma reflexão sobre as dificuldades presentes no Algarve menos conhecido”, acrescenta-se.

Telma Veríssimo, fotógrafa profissional desde 1993, colaborou regularmente até 2006 com publicações regionais e nacionais, entre os quais Público, Diário de Notícias, revista Casas de Portugal, Jornal do Algarve e Barlavento, e tem colaborado ao longo dos anos com diversas entidades regionais.

Pub

Entre 2016 e 2017, realizou o documentário fotográfico «Viagem Interior - Desertificação e Despovoamento no Algarve», o qual deu origem a uma exposição itinerante que tem passado por diversos locais, como a Assembleia da República. O projeto passará a livro brevemente.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00, na galeria de exposições do IPDJ, e na sala de exposições da CCDR Algarve, na praça da Pontinha, de segunda a sexta, das 9:00 às 17:00.

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Espetáculo
Espetáculo que explora lendas algarvias sobe aos palcos de Lagos e Lagoa

O espetáculo multidisciplinar «Lugar», que pretende “celebrar a cultura, a história e os valores que unem a comunidade algarvia”, explorando

Carla Pontes
Lagoa: Cantora Carla Pontes apresenta em concerto primeiro álbum de originais

A cantora Carla Pontes vai lançar o seu primeiro álbum a solo, intitulado «O Mar em Mim», com 12 temas inéditos de casta portuguesa, que

Lídia Jorge
Livro de crónicas de Lídia Jorge vai ser apresentado em Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai acolher na quarta-feira, 25, às 21:00 horas, a apresentação do último

Loulé
Câmara de Loulé atribui mais de 300 mil euros ao movimento associativo cultural

O município de Loulé celebrou um contrato-programa com as associações locais que atuam na área cultural e recreativa, atribuindo a