Olhão: Autarquia anuncia fim do plano de ajustamento financeiro

O secretário de Estado das Autarquias Locais e o secretário de Estado do Tesouro assinaram no dia 25 de julho o despacho de suspensão da aplicação dos planos de ajustamento financeiro e das suas obrigações na Câmara Municipal de Olhão, anunciou a autarquia.

A adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) deveu-se a “constrangimentos financeiros, consequência da crise financeira que assolou o país e que se repercutiu nas finanças de muitas autarquias locais”, tendo a autarquia olhanense recebido, em 2013, um empréstimo de 4.083.539,95 euros.

Pub

O presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, regozijou-se, em comunicado, com o alcançar de mais uma meta na consolidação das finanças municipais.

“Os esforços que realizámos ao longo deste mandato e o rigor que aplicámos na gestão das contas permitiram-nos controlar e melhorar a situação financeira do município, o que foi determinante para esta decisão agora tomada”, referiu.

O autarca olhanense manteve o “compromisso” de continuar a desenvolver “uma gestão rigorosa e criteriosa do orçamento”, para ter mais capacidade para “investir na melhoria” do concelho e na “qualidade de vida” dos munícipes.

A notícia surge na mesma semana em que foram tornados públicos os resultados do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, em que o município olhanense foi um dos mais melhoraram o prazo médio de pagamentos, subindo 94 posições na lista: de 128.º para 34.º.

Pub

Olhão surge ainda na lista dos 20 municípios com melhor índice de liquidez, em 8.º lugar, e em 41.º lugar no «ranking» dos municípios com maiores resultados líquidos.

Pub
Mais em Economia
Procura por veículos elétricos continua a crescer face ao ano passado

Com uma dinâmica de mercado de 3% em abril, verifica-se uma diminuição geral de -20% da procura e de -24% na oferta de veículos usados, face

Passagem dos ‘120 Anos de Triumph’ no Mar Shopping Algarve

A Triumph Portugal assinala a passagem do 120º aniversário da marca com uma exposição no Mar Shopping Algarve alusiva ao tema

Esperio: O banho de sangue de Wall Street pode abrir caminho para a Europa

A ameaça de um declínio perceptível nos lucros corporativos devido à escassez de dinheiro livre induzida pela inflação para os consumidores

Inflação atinge recorde de 8,1% na UE

Taxa de inflação homóloga da zona euro manteve-se estável nos 7,4% em abril, face a março, segundo informa o Eurostat.