Odiana realizou experiência piloto nas salinas tradicionais

A Associação Odiana realizou na passada sexta-feira a sua experiência piloto de turismo criativo no Baixo Guadiana, cujo cenário de fundo foram as salinas tradicionais, com direito a recolha artesanal de sal e spa salino.

“O balanço é positivo e a Odiana, com base nas primeiras reações, já está a pensar num segundo workshop, desta vez aberto ao público em geral”, sublinhou, em comunicado, a associação que junta os municípios de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Pub

O primeiro workshop de turismo criativo da Odiana, no âmbito do projeto CREATOUR, realizou-se na salina da Barquinha, em Castro Marim, constituindo a oportunidade ideal para descobrir, tanto na teoria, como na prática, o saber tradicional usado durante séculos na extração de sal.

A meta foi sentir a natureza nas salinas, conhecer como se produz o sal numa visita turística que ofereceu a possibilidade de recolher o sal/flor sal artesanalmente e assistir ainda ao processo de embalamento.

Para concluir esta experiência, os participantes estiveram no spa salino para relaxar e equilibrar energias: um banho flutuante de sais minerais e aplicação de argila da salina.

Esta experiência congregou um grupo de dez pessoas de projetos pilotos do Algarve (Barroca, Tertúlia Algarvia, Loulé Criativo) e do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve.

Pub

A atividade decorreu no seguimento do projeto da Odiana «Oficinas do Saber Tradicional», em estreita colaboração com a Cooperativa Terras de Sal e com a empresa Água Mãe.

O objetivo passou pela revitalização turística das atividades tradicionais do Baixo Guadiana, de forma dinâmica e interativa, através de experiências únicas.

Segundo a Odiana, está para breve a próxima experiência de turismo criativo da Odiana, que compilará ainda oficinas dinâmicas com o pão caseiro, doçaria tradicional e cestaria, entre outras.

O projeto CREATOUR pretende “pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais” e tem uma duração de 36 meses.

Pub
Mais em Sociedade
PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento

A DECO INFORMA; “Crédito de baixo consumo e riscos para o orçamento familiar”

O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinhas em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu ontem, quinta-feira,

Autarquia volta a promover iniciativa “Faro Jovem”

Após interregno desde 2016, mostra associativa do concelho assinala este ano a sexta edição com…