Alejandro Marque foi 3.º classificado no prólogo da Volta a Portugal
O ciclista espanhol Alejandro Marque, do Sporting/Tavira, foi o 3.º classificado do prólogo inaugural da 79.ª Volta a Portugal em bicicleta, um percurso de 5,4 quilómetros na baixa de Lisboa que consagrou o francês Damien Gaudin como o primeiro «camisola amarela» da prova.
O corredor gaulês, da equipa Armée de Terre, surpreendeu e conseguiu o melhor tempo, ao percorrer os 5,4 quilómetros do exercício individual em 6:24.907 minutos, menos 1,417 segundos do que Domingos Gonçalves (Rádio Popular/Boavista), 2.º classificado e o único português entre os dez melhores.
Alejandro Marque (Sporting/Tavira) entrou bem na corrida, mas apenas conseguiu o terceiro melhor registo do dia, a 3,08 segundos do vencedor, seguindo no mesmo lugar na classificação geral individual da prova.
A equipa tavirense colocou outro corredor no «top-10» do prólogo. O também espanhol Jesus Ezquerra foi 6.º classificado, a 10,28 segundos de Gaudin, enquanto o seu colega italiano Rinaldo Nocentini foi 11.º classificado, a 13,6 segundos.
O melhor elemento do Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve no prólogo foi Vicente Garcia de Mateos, no 38.º lugar, a 25,22 segundos do vencedor.
No sábado, decorre a 1.ª etapa da Volta a Portugal, que liga Reguengos de Monsaraz a Castelo Branco, em 214,6 quilómetros.
[Em Atualização]