Castro Marim celebra Nossa Senhora dos Mártires com música de Mickael Carreira

A vila de Castro Marim vai celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora dos Mártires, entre 11 e 15 de agosto, com um programa diversificado, que inclui manifestações religiosas, artesanato, etnografia, gastronomia e muita música, com Mickael Carreira como cabeça de cartaz.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, que, depois de 18 anos, voltou o ano passado ao seu local original, junto à Igreja Matriz, readquirindo maior familiaridade e envolvência com a comunidade, arrancam no dia 11, sexta-feira, às 19:00 horas, com uma Color Run, com ponto de partido no polidesportivo de Castro Marim.

Pub

Segue-se, às 20:00, uma Festa da Espuma, com DJ, no mesmo local. Os eventos deste dia assinalam o Dia Internacional da Juventude, que oficialmente se celebra a 12 de agosto, este ano à luz do tema «Jovens construindo a paz» e com o objetivo de promover estilos de vida saudáveis e da prática desportiva. As comemorações desta efeméride são fruto de uma proposta de um grupo de jovens de Castro Marim, em parceria com a Rodactiva e o Motoclube “Os Piratas”.

A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia retoma os festejos no dia 12 de agosto, sábado, pelas 20:00. É noite de baile, com Fábio Vicente, e de assistir ao admirável espetáculo do grupo de dança das ARUTLA (22:00), cuja performance tem granjeado o mérito de anos de esforço e dedicação, conduzidos pela professora Laura Pook e pelo Clube Recreativo Alturense.

No domingo, 13, a animação musical fica a cargo do grupo de baile Gerações e de Baby Lores & Luís, um duo que integra Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, com músicas que vão do reggaeton à pop eletrónica.

As celebrações continuam no dia 14 de agosto: em palco, estará o grupo Al-Buhera, um grupo que privilegia a fusão de sonoridades, com raízes na música tradicional portuguesa, mais particularmente no fado. O baile popular estará a cargo de Zé Aníbal.

Pub

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm o seu ex-libris na terça-feira, 15 de agosto, o dia da padroeira.

As celebrações começam cedo, pelas 8:30, com os momentos solenes da arruada, pela Banda Musical Castromarinense, e o hastear da bandeira nos paços do concelho. Às 10:00, iniciam-se as cerimónias religiosas, com a recitação do terço e uma missa solene na Igreja Matriz, retomadas depois pelas 19:00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires deixa a Igreja Matriz e percorre em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria.

Este será também o dia do início do torneio anual de futsal Nelson Solá, marcado para as 9:00, homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

O dia principal das festas traz ao palco Mickael Carreira, num concerto que promete ser especial, marcado para as 22:30.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da paróquia de São Tiago e o apoio das associações locais.

Pub
Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no