Jornal diariOnline Região Sul

Semana da Juventude de Monchique com programa preenchido

A Semana da Juventude de Monchique, organizada pela autarquia local, vai decorrer entre 12 e 19 de agosto, com concertos, espetáculos, passeio de BTT, desporto, oficinas, workshops e animações diversas.

“São diversas propostas, todas com participação e entrada livre, para ver, experimentar e usufruir”, promete a câmara monchiquense.

A Semana da Juventude inicia-se com a revista à portuguesa do Boa Esperança Portimonense, «Thô Xaringade e Mal Pague», que sobe ao palco no parque de São Sebastião no dia 12, às 21:30 horas.

O dia 13 é preenchido pela performance ambulante de marionetas de grande dimensão Entremundos que, cruzando técnicas de construção e manipulação contemporâneas, convida a “redescobrir e relembrar as perspetivas, formas e dimensões da visão de uma criança”. Para ver no largo dos Chorões, às 21:30.

A oficina de bijutaria criativa com materiais naturais, no largo em frente ao Espaço Jovem, às 15:30, e a viagem sonora «Por sons nunca antes navegados», que aborda diversos timbres e intensidades propostas por instrumentos de todo o mundo, na galeria de Santo António, às 18:00, estão na agenda de dia 14 de agosto.

O dia 15 arranca com a oficina de dança e percussão da costa ocidental africana, às 11:00, no Parque da Vila, cujos participantes terão a oportunidade de integrar, no mesmo dia, às 21:30, o concerto dos Terrakota, no parque de São Sebastião.

Depois de lançar o seu sexto álbum, «Oxalá», em outubro de 2016, a banda mantém o ritmo com um espetáculo ao vivo completamente renovado, que ainda inclui alguns dos seus grandes clássicos.

No dia 16, a proposta passa por percorrer os caminhos e trilhos na periferia da vila ao luar e participar no BTT «Monchique ao Luar», enquanto no dia 17 decorrem um ateliê de teatro de sombras para jovens entre os 5 e os 14 anos (na galeria de Santo António, às 15:30), e o BMX Water Jump Summer Session, que promete uma tarde animada nas piscinas municipais.

Os HMB vão fazer as honras da casa no dia 18, às 22:00, no parque de São Sebastião. 132 concertos depois do início da digressão «Sente», o grupo entra num novo ciclo com o lançamento do terceiro disco, «MAIS».

O último dia (19) começa com a Noveloteca, às 10:00, na galeria de Santo António. O público participante é convidado a escolher uma meada e uma pessoa com quem dobar.

Idealmente, os pares não se conhecem e a intenção passa por juntar gerações diferentes. Em cada meada há um papel com as ‘instruções’. Do encontro entre as duas pessoas devem nascer ideias para uma história que cada um (a pares ou individualmente) vai escrever e desenhar num pequeno livro em branco.

Segue-se, às 17:00, na rua do Porto Fundo, o concerto dos Lav Lur, “para qualquer espaço e para qualquer público, amigável para crianças, percetível para estrangeiros, espetacular para velhotes, engraçado para banqueiros”. O grupo nasceu do encontro entre uma atriz e ilustradora portuguesa e um músico parisiense com origens arménia e americana.

Para encerrar a Semana da Juventude de Monchique, terá lugar às 19:00, no largo dos Chorões, o Batik, um espetáculo de dança e percussão com ritmos contagiantes.

Durante toda a semana, realiza-se, ainda, o Torneio WRC, outro clássico deste evento que mobiliza muitos participantes em torno dos jogos de computador.

Para mais informações sobre eventos e inscrições, os interessados podem utilizar os contactos infos@cm-monchique.pt e 282910205.

Comentários

comentários