Atlantis Cup 2017: “4XCape” ficou em primeiro lugar na classe ORC

 

O iate “4XCape”, com tripulação da ilha do Faial, conquistou o primeiro lugar na classe ORC. A 29ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia terminou com uma perna a ligar Vila Franca do Campo (S. Miguel) à cidade da Horta (Faial).

O Wind I foi o segundo classificado na classe ORC, seguido pelos veleiros Carapau, Matrix II, Mariazinha, Air Mail e Pagode.

Pub

A última perna da regata, com uma extensão de 162 milhas náuticas, foi a maior alguma vez realizada numa Atlantis Cup.

A frota que largou de vila Franca do Campo, composta por 16 veleiros, apanhou ventos superiores a 20 nós. Menos de 24 horas depois da largada, o Matrix II era avistado a partir da cidade da Horta. No entanto, acabou por ficar retido numa zona sem vento, durante praticamente 4 horas, sendo batido pelo Wind I, primeira embarcação a cruzar a linha.

A classe Open ficou ordenada da seguinte forma: yermad, Piccolo, Exocet, Soraya, Avé Maria, Princess I, Maresia II, Açor, Sul, Solaris, 5 Estrelas, Hobby, Allegro Vivace e Noctiluca.

José Decq Mota, presidente do Clube Naval da Horta, organizador da regata, deixa o desafio para futuras edições da Regata da Autonomia.

Pub

“Há que ter imaginação e diversificar os percursos da regata. Nesta edição, na do ano passado e na de 2018, a Atlantis Cup toca as 9 ilhas do arquipélago. De futuro importa continuar a ter imaginação. A Atlantis cup está viva!”

A Atlantis Cup – Regata da Autonomia, organizada pelo Clube Naval da Horta, tem o Alto Patrocínio da Assembleia legislativa da Região Autónoma dos Açores.

A regata conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Vila do Porto, Câmara Municipal de Vila franca do Campo, Câmara Municipal da Horta, Clube Naval de Ponta Delgada, Clube Naval de Santa Maria e Clube Naval de Vila Franca do Campo.

Pub
Mais em Desporto
Etson Barros
Etson Barros foi quinto classificado nos Iberoamericanos de atletismo

O atleta algarvio Etson Barros foi ontem quinto classificado na final direta da prova de 3.000 metros obstáculos dos Campeonatos

Ricardo Teodósio vence destacado no CPR 

Quarta ronda do Campeonato de Portugal de Rallyes (CPR), o Vodafone Rally de Portugal consagrou o campeão nacional em título, Ricardo

Elfyn Evans lidera Vodafone Rally de Portugal em dia de hecatombe dos Sébastien

Vencedor da prova em 2021, o britânico Elfyn Evans apresentou, esta sexta-feira, a candidatura a um segundo triunfo consecutivo no Vodafone Rally de

F1: polémica em torno do caso apelidado de ‘Red Bull verde’

O fim de semana começou com polémica envolvendo o novo design da lateral dos carros…