Vela: Vilamoura acolhe mundias “Snipe e 420”

Vilamoura vai acolher o Campeonato Mundial de “Snipes Master” de 2018. A candidatura foi confirmada em Reunião Geral da Classe Internacional de Snipes, na Corunha, Espanha, a 10 de agosto (quinta-feira).

Snipes Master 2018 - Vilamoura

A candidatura da Classe Snipe Portugal, que tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé, conta com a organização da Associação Naval de Lisboa, Marina de Vilamoura e da Companhia Náutica, que conferiram uma importante credibilidade na hora da escolha dos delegados da Classe Internacional de Snipes.

Pub
Snipes Master 2018 - Vilamoura

Igualmente importante para esta vitória foi o apoio do Turismo do Algarve, que se fez representar pelo seu presidente. Desidério Silva referiu, em relação à escolha de Vilamoura:

 O Algarve tem condições fantásticas para receber eventos internacionais de vela e vamos fazer deste campeonato o melhor campeonato de Sempre.

O campeonato vai ocorrer em Junho de 2018, contando com a participação de mais de 300 velejadores oriundos de todo o mundo. A organização do campeonato irá promover a realização de diversos eventos teste para que as tripulações tenham oportunidade de se familiarizarem com as condições náuticas de Vilamoura.

Classe Snipe

A classe Snipe consiste numa embarcação consagrada por grandes velejadores olímpicos, caracterizada pela sua elevada exigência técnica. São elegíveis para participar equipas de 2 tripulantes cuja soma de idades seja superior a 80 anos, devendo o timoneiro deter mais de 45 anos.

Snipes Master 2018 - Vilamoura

Dadas as características da prova, é expectável que os velejadores se façam acompanhar das suas famílias, contribuindo decisivamente para o aumento da ocupação turística no Algarve.

Pub

Snipes Master 2018 - Vilamoura

Campeonato do Mundo 420 em Vilamoura

A par de outros importantes eventos, designadamente o Campeonato mundial de 420 a realizar em 2019, Vilamoura assume-se como um destino único no panorama da vela ligeira mundial, atraindo numerosas equipas e velejadores durante todo o ano, combatendo assim a sazonalidade da indústria hoteleira do Algarve.

O Campeonato do Mundo de 420, que decorrerá entre 15 e 25 de julho de 2019, juntará em Vilamoura cerca de 500 atletas de todo o mundo e mais de 600 acompanhantes.

Mundial 420 2019 - Vilamoura

A classe internacional de vela 420 deve o seu nome ao tipo de embarcação utilizada. Uma embarcação à vela desenhada por Christian Mayry em 1960.

O Campeonato do Mundo de 420 em 2019 é um projeto conjunto da Companhia Náutica, Associação Portuguesa da Classe 420 e da Federação Portuguesa de Vela. O trabalho conjunto permitiu apresentar uma candidatura vencedora a esta organização.

O apoio dado pela Marina de Vilamoura, pelo Turismo do Algarve e pela Câmara Municipal de Loulé foi fundamental para o sucesso da candidatura e consequente escolha do Algarve para realização do campeonato.

Pub

O “Vilamoura Sailing Center” encontra-se preparado para receber a competição mundial, explica a organização na sua página oficial.

Acreditamos que temos as condições ideais para receber este grande evento, não só pelas condições para a prática da vela, mas pelo local fantástico que é Vilamoura.

Mundial 420 2019 - Vilamoura

Vilamoura já tinha organizado em 2016, o Mundial de Optimist, a categoria de iniciação na vela. A prova decorreu entre 25 de Junho a 04 de Julho de 2016 na Marina de Vilamoura e reuniu cerca de 300 atletas de 60 países.

Pub
Mais em Desporto
F1: pela nova regulamentação GP do Mónaco está mais imprevisível

Quem o diz é o piloto espanhol Fernando Alonso, que considera Monte Carlo / Mónaco “um dos maiores espetáculos do calendário da F1”

Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

Baja de Loulé na estrada no próximo sábado e domingo (c/vídeo)

A Baja de Loulé, é a segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno nacional e estará na estrada nos próximos sábado e domingo,

GP da Finlândia de MotoGP cancelado devido à ‘situação geopolítica’ – CNN

O Grande Prémio da Finlândia em MotoGP, integrado no Mundial de 2022 de motociclismo de velocidade, foi cancelado devido à «situação