Albufeira: Pedidos de informação por parte de migrantes sobem em junho

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Albufeira - CLAIM, a funcionar desde 2008, tem vindo a apoiar e promover a integração das comunidades migrantes residentes no concelho. Este centro garante o acolhimento, informação e apoio aos cidadãos migrantes, facilitando a sua integração.

O CLAIM, localizado na Quinta da Palmeira, prestou atendimento a cerca de 300 pessoas durante o mês de junho. Foram dadas soluções a 290 questões colocadas por pessoas de diversos países, onde se destacam, do total de atendimentos registados, 82 cidadãos naturais do Brasil, 52 do Nepal, 35 da Índia e 26 da Ucrânia, entre outros, sendo que na totalidade foram atendidos cidadãos oriundos de 20 países diferentes.

Pub

Este Centro, a funcionar desde 2008, é um serviço da Divisão de Educação e Ação Social do Município de Albufeira que resulta de um protocolo com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações. Pretende garantir o acolhimento, informação e apoio aos cidadãos migrantes em todas as questões relacionadas com o trabalho, saúde, educação, reagrupamento familiar, nacionalidade, retorno voluntário e legalização.

O centro tenciona, igualmente, promover e dinamizar acções que favoreçam uma maior e melhor integração da população migrante facilitando o seu processo de integração social, bem como evidenciar as diferentes culturas existentes no concelho.

A Câmara Municipal de Albufeira promoveu também no mês de junho o III Encontro Multicultural, através do CLAIM, no Jardim de Vale Faro. Este evento envolveu a comunidade local e migrante do concelho, num programa que, durante dois dias, deu a conhecer como vivem em Albufeira os cidadãos de outras nacionalidades.

O município promoveu ainda uma candidatura ao FAMI – Fundo, Asilo, Migração e Integração, que permite financiar a 75% ações de formação de língua portuguesa destinadas à comunidade migrante, para contornar as dificuldades linguísticas, realizando assim duas ações de formação durante os meses de fevereiro e março.

Pub

O serviço de atendimento do CLAIM está aberto ao público durante os dias de semana, entre as 9h00 e as 16h00 (encerra aos sábados, domingos e feriados).

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas