
Alcoutim vai ser capital do figo da Índia até final do ano
O concelho de Alcoutim vai celebrar a “unicidade, sublimidade e versatilidade” da figueira-da-índia e do seu fruto com a realização de várias iniciativas, como um concurso fotográfico, umas jornadas técnicas e um concurso de sabores, até ao próximo mês de novembro.
O evento Concelho de Alcoutim - Capital do Figo da Índia é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim e pela junta de freguesia de Martim Longo, em colaboração com várias entidades.
Agosto e setembro são os meses de colheita do Figo da Índia e a “chegada” deste fruto doce e suculento é motivo de festa, no dia 2 de setembro, com o 7.º Concurso «Aromas e Sabores com Figo da Índia», em Martim Longo.
O programa de atividades conta com a degustação de inovadoras receitas feitas com o figo da Índia, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o figo da Índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região.
Por seu lado, o 2.º Concurso fotográfico «WorldLand Opuntia ficus-indica», decorre até novembro, com entrega de prémios e uma exposição nos dias 11 e 12 desse mês.
Já as 3.ªs Jornadas Técnicas «Opuntia ficus-indica de Alcoutim», vão ter lugar no pavilhão municipal José Rosa Pereira, em Martim Longo, no dia 11 de novembro, integradas na Feira da Perdiz.
Todos os documentos referentes ao evento, regulamento, programas e fichas de Inscrição, estão disponíveis no blogue http://cfigodaindia.blogspot.pt, na sede da junta de freguesia de Martim Longo ou nos paços do concelho de Alcoutim. Mais informações pelos contactos 281498414 e 281540500.