
Vicente de Mateos sobe ao 3.º lugar na geral individual da Volta a Portugal
O ciclista espanhol Vicente de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve) subiu hoje ao 3.º lugar da geral individual da Volta a Portugal em bicicleta, reduzindo a diferença para o líder da prova, depois de ter sido também 3.º classificado na 7.ª etapa da prova.
Numa etapa de 161,9 km, entre Lousada e Santo Tirso, com final no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, coincidente com contagem de montanha de 2.ª categoria, o vencedor foi António Barbio (Efapel).
O sobrevivente de uma longa fuga de 14 elementos, que também integrou David de la Fuente (Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve), atacou a 15 quilómetros da meta e conseguiu coroar a sua tentativa com o triunfo em Santo Tirso.
O grupo principal só se mexeu no último quilómetro, com Gustavo Veloso (W52/FC Porto), 2.º classificado, a rebocar mais três ciclistas, o seu colega e líder da prova Raul Alarcón, Vicente de Mateos e Rinaldo Nocentini (Sporting/Tavira), para o «sprint» final.
Entre os ciclistas «algarvios», a jornada mais positiva foi de Vicente de Mateos, que com o 3.º lugar ganhou 4 segundos de bonificação a Alarcón, 5.º classificado na tirada, e subiu ao 3.º lugar da geral individual, a 30 segundos do líder.
Rinaldo Nocentini, 4.º na tirada, mantém o 2.º lugar na geral, a 24 segundos de Alarcón, enquanto Gustavo Veloso subiu ao 4.º lugar da geral, a 33 segundos, e o algarvio Amaro Antunes (W52/FC Porto), desceu à 5.ª posição, com mais um segundo.
Na etapa de domingo, os ciclistas vão percorrer 159,8 km, entre Gondomar e Oliveira de Azeméis.