
Sete agrupamentos e quatro escolas algarvias vão ter autonomia e flexibilidade curricular
Sete agrupamentos escolares e quatro escolas do Algarve integram a lista de 236 unidades orgânicas de todo o país que, no próximo ano letivo, vão ter autonomia e flexibilidade curricular.
O projeto-piloto será aplicado ao primeiro ano de cada ciclo escolar, ou seja, aos 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade, cabendo às escolas a decisão sobre o número de turmas participantes.
O programa visa a promoção de “melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado”, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma “flexível e contextualizada”.
No Algarve, estarão envolvidos no projeto os agrupamentos de escolas Dr. Jorge Augusto Correia (Tavira), Dr.ª Laura Ayres (Quarteira, Loulé), Júdice Fialho (Portimão), Pinheiro e Rosa (Faro), Poeta António Aleixo (Portimão), Professor Paula Nogueira (Olhão) e Silves Sul.
Também a Escola Profissional Cândido Guerreiro, em Alte (Loulé), a Escola Secundária de Loulé, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão) e a Escola Secundária João de Deus (Faro) vão estar integradas no programa.