
Vicente de Mateos vence em Oliveira de Azeméis e aproxima-se do «camisola amarela»
O ciclista espanhol Vicente de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve) venceu hoje a 8.ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta, em Oliveira de Azeméis, e saltou para o 2.º lugar da geral individual, aproximando-se do «camisola amarela», Raul Alarcón (W52/FC Porto).
Numa etapa de 159,8 quilómetros, entre Gondomar e Oliveira de Azeméis, marcada por uma longa fuga de dois elementos, anulada a 5 km da meta, o corredor da equipa louletana acabou por ter um último quilómetro excecional.
Primeiro, na resposta a um ataque de Amaro Antunes (W52/FC Porto) e, depois, no «sprint» final, recuperando o que parecia ser uma desvantagem clara para Daniel Mestre (Efapel) e cortando a meta com meia roda de avanço sobre o 2.º classificado.
“O mais importante foi a vitória na etapa. Estávamos a lutar por ela desde o início da Volta e estamos muito felizes”, declarou o vencedor da etapa.
Com a vitória na etapa, Vicente de Mateos saltou para o 2.º lugar da geral individual, a 14 segundos de Raul Alarcón, enquanto Rinaldo Nocentini (Sporting/Tavira), apenas 5.º na etapa, desce ao 3.º lugar na geral, a 19 segundos do líder.
O chefe de fila do Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve promete lutar pela vitória final da Volta, apesar de ser um objetivo “muito difícil”, em virtude de estar a disputá-la contra “uma grande equipa”, a W52/FC Porto.
Na segunda-feira, disputa-se a 9.ª etapa, com 184,1 km entre Lousã e Guarda, que incluem a passagem pela Torre e uma meta coincidente com uma contagem de montanha de 3.ª categoria.