
Projeto internacional de dança inclusiva em São Brás de Alportel
Um grupo de 27 jovens oriundos de Portugal, Hungria e Alemanha estão em São Brás de Alportel a participar num projeto de formação em dança, que visa promover a inclusão e que culminará no sábado, 19, com o espetáculo «The Selfish Giant».
A Associação Jovens e Natureza e a equipa In Dance de São Brás de Alportel são responsáveis por concretizar o projeto «In Dance», apoiado financeiramente pelo fundo europeu Erasmus, que está a acolher jovens húngaros, da Associação Never Give Up de Budapeste e alemães do Centro Francês de Berlim.
Os jovens participantes são oriundos de meios sociais desfavorecidos ou são portadores de deficiência e necessidades especiais.
A seleção teve justamente em conta as suas habilidades específicas, de modo a proporcionar a estes jovens a oportunidade de desenvolver as suas competências, nas áreas do teatro, do canto e da dança, explica a autarquia são-brasense sobre “uma experiência única que marcará para sempre as suas vidas”.
A par da vertente artística, o grupo tem ao seu dispor um programa de atividades que inclui visitas aos diferentes locais de interesse de São Brás de Alportel, idas à praia e ao teatro e provas nos restaurantes locais, ficando a conhecer a cultura e a vida portuguesas.
A apresentação do espetáculo «The Selfish Giant» é o aguardado momento que marca o fim desta experiência, marcado para sábado, 19, às 20:00 horas, no Cineteatro São Brás, em que os jovens participantes apresentarão o resultado desta aventura de duas semanas.
A entrada é livre para menos de 10 anos e os ingressos estão à venda por 5 euros para maiores de 10 anos na Associação JNC (Praceta da Misericórdia, junto à Oficina dos Sons) e no Cineteatro São Brás.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel apoia logisticamente o projeto, disponibilizando espaço, transporte e refeições, contando com a parceria da Santa Casa da Misericórdia e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas para proporcionar o necessário alojamento para os jovens.