
Vicente de Mateos fecha pódio no dia da consagração de Raul Alarcón
O ciclista espanhol Vicente de Mateos (Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve) garantiu hoje o 3.º lugar na classificação geral individual final da 79.ª Volta a Portugal em bicicleta, no dia da consagração do portista Raul Alarcón como vencedor.
Na última etapa, um contrarrelógio de 20,1 km, em Viseu, Gustavo Veloso conseguiu a sexta vitória para o W52/FC Porto na prova, enquanto o colega Raul Alarcón, 2.º no «crono», a 14 segundos, garantiu a «camisola amarela» de vencedor.
Na discussão pelo 1.º lugar, o algarvio Amaro Antunes foi apenas 10.º no contrarrelógio, a 1.07 minutos de Veloso, e não conseguiu derrubar Alarcón, fechando as contas da prova no 2.º lugar final, a 1.23 minutos do líder.
O ciclista, natural de Vila Real de Santo António, sai da Volta, porém, como uma das suas grandes figuras, vestindo a «camisola azul», de «rei» da montanha, e vencendo o prémio Combinado.
O pódio acabou por fechar com o espanhol Vicente de Mateos, o melhor representante das equipas algarvias, que viu a possível discussão pela vitória final fugir-lhe na etapa de segunda-feira.
O corredor do Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve, vencedor da classificação por pontos («camisola verde»), foi 5.º no «crono», a 36 segundos de Veloso, e acabou no 3.º lugar, a 5.25 minutos de Alarcón, derrotando o italiano Rinaldo Nocentini, do Sporting/Tavira, no duelo final entre «algarvios».
O ciclista italiano foi 9.º no contrarrelógio e saiu de Viseu como 4.º classificado final, a 5.54 minutos de Alarcón, enquanto o colega Alejandro Marque, que fez o terceiro melhor registo no «crono», a 18 segundos de Veloso, foi 5.º na geral individual (+7.10 minutos).