Albufeira: APEXA inaugura instalações e apresenta projeto

Os presidentes da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, e da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, marcaram presença na apresentação do projeto “Agitar”, que decorreu na passada sexta-feira, nas instalações da APEXA.

O projeto surgiu da necessidade de inclusão no mercado de trabalho de pessoas portadoras de deficiência ou de algum tipo de limitação, aumentando a taxa de empregabilidade.

Pub

Numa primeira fase, o projeto “Agitar” vai dar formação a pessoas com necessidades especiais de modo a que estas possam ser formadoras de crianças, jovens e adultos em escolas, empresas e outras entidades. Concluída a formação, os formandos poderão integrar a Bolsa de Formadores, que continuará a reunir-se semanalmente para produção e divulgação de conteúdos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a APEXA

é uma parceira na área social muito importante pelo trabalho que desenvolve na região e no concelho. Desejo o maior sucesso para este projeto, que está direcionado num sentido tão bonito que é o da igualdade, da inclusão e da não discriminação.

O município de Albufeira tem em vigor um Protocolo de Colaboração com a APEXA, que prevê a cedência, desde 2003, das atuais instalações da associação, situadas no edifício da antiga Escola do Ensino Básico de Valverde, na Guia, bem como a cedência de dois gabinetes na Quinta da Bella Vista, onde a APEXA desenvolve o projeto “Pescadores de Sonhos E5G (Escolhas 5ª geração)".

A autarquia presta ainda apoio ao nível dos transportes escolares dos alunos portadores de deficiência, com necessidades educativas especiais, residentes no concelho.

Pub

Durante a apresentação do projeto foram também inauguradas as infraestruturas renovadas da APEXA, que vão acolher o projeto “Agitar”. As novas instalações incluem uma sala de formação equipada com seis computadores para os formandos, uma zona de estudo, uma sala polivalente, um gabinete pedagógico para consultas e um estúdio para a produção e divulgação de conteúdos multimédia.

Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no